top of page

Financiador

Objetivos e justificativa

 

 

 

O Projeto Cisternas Paulo Freire é uma ação integrante do Projeto Paulo Freire, patrocinado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) e Secretária de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado Ceará.

 

A ACB é responsável pelo Lote I Cariri, atendendo aos municípios de Cariri Oeste, com 987 cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros de armazenamento de água, e 30 cisternas escolares. 

Além das cisternas o projeto será beneficiado com a ação das ETAs. 

Como funcionam as ETAs:

Chamadas de Estação de Tratamento Móvel as ETAs foram somadas nas Unidades Móveis de Tratamento de Água. Foram projetas para tratar a água de qualquer fonte de água, como exemplo os açudes e entre outras. O tratamento, ou purificação, através da máquina é capaz de de transformar em água para o consumo humano. De inicio as ETAs atenderão ao público das zonas rurais, inicialmente as comunidades atendidas pelo Projeto Paulo Freire. As águas tratadas serão de fontes de água mais próximas das comunidades atendidas, reduzindo os custos com transporte e assegurando a qualidade da água que será distribuída.

Cada ETA tem a capacidade de produzir até 75.000 litros de água tratada por dia, suficientes para abastecer sete cisternas com uma média de 8.000 l cada. A ideia é abastecer as 12 mil cisternas nas 600 comunidades rurais, nos 31 municípios mais pobres do Estado do Ceará, para que as famílias tenham acesso imediato a água potável antes que cheguem as novas chuvas.

Entenda mais em: http://www.ceara.gov.br/2017/11/09/comunidades-rurais-no-ceara-serao-beneficiadas-com-estacoes-moveis-de-tratamento-de-agua/

Metas do Projeto

 

987 cisternas de 16.000 L

30 cisternas escolares

Municípios: Altaneira (73 + 01 escolar), Antonina do Norte (53 + 01 escolar) , Araripe (136 + 05 escolar), Assaré (206 + 02 escolar), Campos Sales (78 + 05 escolar), Potengi (84 + 05 escolar), Salitre (116 + 05 escolar), Santana do Cariri (140 + 05 escolar) e Tarrafas (101 + 01 escolar). 

Período de execução: 

Julho á Janeiro de 2018.

 

 

 

Equipe

 

 

Francier Simião - Coordenador

Carla Costa - Coordenadora Pedagógica

Hayllene Nascimente - Gerente Financeira

Zilvania Oliveira - Auxiliar Administrativo

Edivânia Correa - Técnica de Campo

Aldemy Silva - Técnico de Campo

Evandro Santos - Técnico de Campo

Samuel leite - Técnico de Campo

Marta Moreira - Técnica de Apoio

 

 

bottom of page