top of page

Objetivos e justificativa

 

 

 

Os Quintais Produtivos é um projeto de parceria entre ACB com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA, para a implementação de tecnologia de acesso à água com dois tipos de tecnologias sociais. Serão 150 Cisternas de Enxurrada e 20 Sistemas de Tratamento e Reuso de Água Cinza Domiciliar. O território de execução será nos municípios do Cariri Oeste, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas. 

O objetivo do projeto é proporcionar o acesso à água e reaproveitamentos de água cinza para a produção agroalimentar à famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de enxurrada e sistema de reúso, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão de água. Como resultado, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água para a produção de alimentos, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional das mesmas e caso haja excedente de produção um incremento da renda familiar.

 

Metas do Projeto

 

 

150 cisternas de enxurrada

20 sistemas de reúso

Municípios: Altaneira (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Antonina do Norte (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Araripe (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Assaré (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Campos Sales (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Nova Olinda (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Potengi (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Salitre (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso), Santana do Cariri (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso) e Tarrafas (15 cisternas de enxurrada, 02 sistemas de reúso).

Período de execução:

Agosto de 2018 à Março de 2019

 

 

Equipe

 

 

Nelzilane Oliveira - Coordenadora Geral
Rafaelle Ferreira - Gerente Financeiro 

Nadine Macena - Auxiliar Administrativo

Jaqueline Pinheiro - Técnica de Campo

Ery Alves - Técnico de Campo

 

Parceiros

 

Projeto Paulo Freire; STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais)

 

bottom of page