top of page

Feira Agroecológica

Histórico

 

Em Junho de 2003, a ACB criou no município de Crato a 1ª Feira de Produtos Agroecológicos, realizando semanalmente, às sextas-feiras, de frente a sua sede, na Rua dos Cariris. A feira tem proporcionado o favorecimento de outras relações com o meio ambiente e as questões sociais nas comunidades, além do estímulo ao estabelecimento de parcerias interinstitucionais e redes de informações, que vem gerando referência regional, principalmente na orientação a proposição de políticas públicas.

 

A primeira feira de produtos agroecológicos da região do Cariri, contou inicialmente com seis feirantes. O processo de vivência de uma nova experiência, aos poucos foi incentivando novos agricultores e agricultoras a participarem e hoje, se somam 18, sendo 50% homens e mulheres. Aos poucos, se estabeleceu um vínculo de confiança entre agricultores, feirantes, consumidores, ACB e parceiros locais, o que consolidou a se tornarem freqüentadores assíduos da feira. 

 

Através do projeto "Jovens Familiares Produzindo no Cariri", que funcionou de 2014 ao final de 2015, criamos mais três feiras agroecológicas em Milagres, Nova Olinda e Santan do Cariri. Os agricultores e agricultoras envolvidos/as com o sistema de Produção Agroecológica Integrado e Sustentável (PAIS) foram capacitados e receberam toda estrutura e material de divulgação. 

Sobre a feira

 

São comercializadas hortaliças, frutas, farinha, goma, batata, macaxeira, feijão, milho, carne de bode, ovos, carne de galinhas caipira, mel, comidas típicas (bolos, tapiocas, caldo, paçocas de amendoim, sucos de frutas, fubá de milho, molho de pimenta), sementes crioulas, defensivos naturais e produtos de higiene pessoal.

A Feira não é só um espaço para comercialização de produtos, mas também um ponto de encontro entre amigos para tomar o caldo, o café matinal e realizar a troca de experiências e receitas entre feirantes e consumidores. Tem também proporcionado o resgate e a valorização da cultura local, com a apresentação de grupos folclóricos (reisados, maneiro pau, dança do coco), grupos de dança, teatro e shows musicais com artistas locais.

 

Os feirantes participam de reuniões constantemente e são orientados e capacitados através de cursos/palestras sempre que necessário, acompanham outras experiências de comercialização através de visitas de intercâmbio e trocam saberes com grupos de outras regiões do Ceará e estados vizinhos. Conheça a Feira Agroecológica da ACB e consuma de produtos saudáveis de baixo impacto ambiental.

Locais

 

Crato: Rua dos Cariris, 61, Centro, em frente à ACB. Toda sexta-feira, a partir das cinco da manhã. 

Milagres: Travessa Coronel Gomes, em frente ao Salão Ferreira, no Centro. Todo sábado, a partir das cinco da manhã. 

Nova Olinda: Rua Pedro Antônio, 25, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Todo sábado, a partir das cinco da manhã.
Santana do Cariri: Rua Ulisses Coelho, 142, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Todo sábado, a partir das cinco da manhã.

 

bottom of page