top of page

Patrocínio:

Objetivos e justificativa

 

 

 

O projeto Jovens familiares produzindo no Cariri tem como objetivo fomentar possibilidades de geração de oportunidades de trabalho e renda para a juventude rural e suas famílias nos municípios do Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri e Milagres no Território da Cidadania do Cariri. Os participantes, o foco central recai sobre os jovens com faixa etária entre 18 a 29 anos de idade inseridos nas suas respectivas famílias, localizados em 26 comunidades de 04 municípios do Território da Cidadania do Cariri, Estado do Ceará.

Assim, o projeto trabalhará a juventude ao mesmo tempo em que incidirá sobre o núcleo familiar numa perspectiva sistêmica e integrada. A idéia de base deste projeto é trabalhar o desenvolvimento do protagonismo juvenil, entendido como um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.

 

 

Metas do Projeto

 

 

32 cisternas de Chapéu de Padre Cícero construídas

 

75 Sistemas PAIS instalados

 

1 Unidade de cozinha artesanal

 

1  Unidade de meliponicultura

 

8 capacitações em sistema PAIS

 

1 Curso de Turismo Rural - 19 participantes

 

1 Curso de Meliponicultura - 33 participantes.

 

Criação das 3 Feiras Agroecológicas e fortalecimento da feira existente

 

Oficinas de gênero, geração e etnia

 

12 apresentações de música, teatro e dança

 

5 livretos de cordel

 

 

 

Equipe

 

 

Coordenadora Geral: Maria Socorro Silva
Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida de Oliveira Rodrigues

Auxiliar Administrativo: Nelzilane Pereira de Oliveira

Técnicos de Campo: José Evandro Vasconcelos dos Santos

Técnicos de Campo: Ery Claudio Alves

Comunicador: Antonio Rodrigues

 

 

Projeto concluído 

2014-2016

 

Parceiros

 

Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato; Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Olinda; Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Cariri; Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres; Secretaria Municipal de Agricultura do Crato; Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Olinda; Secretaria Municipal de Agricultura de Santana do Cariri; Secretaria Municipal de Agricultura de Milagres; COGERH – Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Escritório do Crato); ICM-Bio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – Escritório do Crato/CE).

 

 

bottom of page