top of page

O que fazemos

A Associação Cristã de Base – ACB auxilia trabalhadores rurais apresentando técnicas e criando tecnologias que ajudam os agricultores a terem melhor produção e convívio com o semiárido. Além disso, a entidade foi pioneira no debate e na implementação dos sistemas agroflorestais. A ACB é referência na difusão da técnica das agroflorestas, construindo junto com os as famílias rurais, ações sustentáveis de combate a desertificação do solo no semiárido brasileiro. Além disso, a entidade presta assessoria às órgãos sindicais e comunitárias da região do Cariri cearense, fortalecendo a capacidade de organização e articulação da população excluída. Lutando também, por uma sociedade igualitária, justiça social e direitos sociais.  

Nossa História

A Associação Cristã de Base (ACB) foi fundada em 04 de julho de 1982, com a missão de contribuir para que a população mais pobre adquirisse meios e conhecimentos que a torne capaz de construir o seu próprio desenvolvimento sustentável.

 

As ações da ACB, nos anos 80 foram voltadas para o processo organizativo das comunidades, orientando na criação, elaboração e acompanhamento de associações e projetos. Além disso, a ACB teve forte participação nos movimentos sociais sendo nas manifestações ou ocupações.

 

Já no início dos anos 90, a ACB iniciou suas primeiras parcerias com órgãos internacionais e começou a trabalhar com tecnologias sociais que auxiliavam os trabalhadores, como nas primeiras casas de sementes e captadores de água. Além disso, iniciou o trabalho de formação de gênero e juventude.

 

Em 1999 a ACB participa da criação do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação que até hoje desenvolve um espaço de discussão e proposição de políticas públicas e questionamentos na Região do Cariri. O Fórum hoje é responsável pela articulação, discussão de diversas entidades, além de ser participante do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.

 

Nos anos 2000, a ACB começou uma intensa participação nos conselhos e fóruns ambientais e sociais, também desenvolveu projetos para auxiliar a segurança hídrica e alimentar. Além disso, a entidade fez intensa pesquisa de mercado e produtos até que em 2003 criou a Feira de Produtos Agroecológicos.  A feira funciona todas sexta-feira na sua sede, contando com a participação de 18 feirantes, entre homens e mulheres, que vendem seus produtos produzidos pelos próprios agricultores.

 

Em Outubro de 2013 a ACB recebeu o prêmio Certificação de Tecnologia Social 2013 pela criação da Cisterna Chapéu de Padre Cícero. O prêmio foi entregue através da Fundação Banco do Brasil que premia as melhores tecnologias sociais do País.

Missão:

“Contribuir com as comunidades no exercício da cidadania para a convivência com o semiárido”

Fundadores e Fundadoras

quadro_de_fundadores_as.jpg

A ACB surge deste grupo herdeiro de lutas camponesas, que congregou filhos/as de campones/as e de pessoas comprometidas com a Reforma Agrária e um sociedade justa e igualitária. 

Ao longo dessa trajetória de luta, com muitas conquistas e muita coragem atualmente contamos com a determinação de alguns fundadores e fundadoras que permanecem engajados na instituição sempre que solicitados/as. Destes, quatro ainda nos oferecendo sua fonte de sabedoria, um deles Jeová de Oliveira é membro do Conselho Fiscal da instituição. Fazem parte do nosso quadro de associados e associadas. 

audiência_pública_10_de_abril_15.jpg

Maria Socorro Silva

tl%20(2)_edited.jpg

Francisco de Assis Batista

18_romaria_caldeir%C3%A3o_2017_05_edited

Alda Ferreira Andrade

Estrutura Organizacional

Comitê Gestor

tl%20(2)_edited.jpg

Francisco de Assis Batista
Presidente

22_02_2022 08_48_53.png

Brígida Morais Tavares

Diretora Financeira

WhatsApp Image 2022-01-11 at 15.54.07.jpg

Zilvania Maria do Nascimento 
Diretor Administrativo

WhatsApp Image 2022-06-06 at 18.09.03.jpeg

Jose Aldemy
Diretora de Projetos e Captação de Recursos

IMG_20220526_140733_238_edited.jpg

Nelzilane Pereira de Oliveira

Diretora de Comunicação

Conselho Fiscal

DSCN0028.JPG

Paulo Ricardo
1º Titular 

WhatsApp Image 2022-06-06 at 18.17.42.jpeg

Damiana Vicente
2ª Titular

Ricardo Vieira
3º Titular

22_04_2022 13_29_58.png

Samira Batista
Suplente

DSCN0058.JPG

Equipe Técnica

DSCN0173.jpg

Ery Claudio
Coordenador de Projeto

Evandro Santos
Técnico em Agropecuária

WhatsApp%20Image%202020-07-13%20at%2019.00_edited.jpg
bottom of page