top of page

AGRICULTORES DE SANTANA DO CARIRI RECEBEM GAPA



Dando continuidade à capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos - GAPA, os técnicos da ACB dessa vez foram até a Serra de São Gonçalo, zona rural do município de Santana do Cariri.


Uma das regiões mais carentes de Santana do Cariri, a Serra de São Gonçalo fica em meio à Floresta Nacional do Araripe - FLONA. Lá, em baixo de um caramanchão, os técnicos falaram a respeito da conservação do solo, gerenciamento da água, convivência com a floresta e o Semiárido, tecnologias sociais.



Após identificar um afloramento de rochas em meio à chapado do Araripe, os técnicos optaram pela implementação coletiva do Tanque de Pedra. "É muito difícil achar um caldeirão de pedra na Chapada, na verdade, é uma raridade! Então não podíamos perder essa oportunidade, mas nada impede que depois as famílias recebam as implementações individuais", explica Marta Moreira, técnica da ACB.

Enquanto, os agricultores da comunidade de São Gonçalo recebiam o GAPA, do outro lado da Chapada do Araripe, também no município de Santana, agricultoras e agricultores da Serra da Cruzinha davam as boas vindas à outra turma de técnicos.

Lá, as implementações serão cisternas calçadões, pelas quais os agricultores esperam ansiosamente.


O GAPA, que foi do dia 24/05 ao dia 26/05, atendeu 44 agricultores.



Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page