top of page

COMEÇA EM CRATO, A XIII EXPROAF


Única feira do interior do Ceará dos produtos da agricultura familiar, a Exposição de Produtos da Agricultura Familiar – EXPROAF- chega em sua 13° edição. Criado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, a EXPROAF surgiu com o objetivo de integrar as atividades agrícolas e produção da agricultira familiar, além de ser um espaço de formação na linha de cooperativismo e associativismo e troca de experiência produtiva.

Aberta na noite de ontem (06/06), em Crato, a XIII Exposição de Produtos da Agricultura Familiar, (EXPROAF), com a presença de produtores rurais de toda a região e autoridades. O evento acontece com a participação de 210 estandes representando 28 municípios do Cariri e dois do Estado do Pernambuco.


Segundo Chico Alves, presidente do Sindicato de trabalhadores Rurais do Crato, a feira começou pequena, apena com o sindicato realizando, hoje são muitos os parceiros a apoiar a ideia. “A gente iniciou coma realização só do sindicato e a realização ela foi se apliando com o apoio das outras entidades, Ong’s, município, estado, instituições financeiras, universidades. Ela não ficou em si, ela se estendeu a toda comunidade”, lembra seu Chico.


Em sua evolução, a feira é marcada pela promoção da cultura da região e por ter se tornado uma vitrine para o homem e a mulher do campo. “A EXPROAF tem um diferencial dos outros eventos , não tem caixa próprio, a arrecadação é espontânea, os serviços são espontâneos e é assumida pelos trabalhadores e trabalhadoras da região”, explica o presidente.


Em suaprimeira edição a EXPROAF contou com 27 expositores de sete municípios do Cariri, esse ano, o evento acontece com a participação de 210 estandes representando 28 municípios do Cariri e dois do Estado do Pernambuco.


Para seu Chico a expectativa é que a feira se consolide mostrando toda a sua força ao enfrentar os anos de seca. “A nossa categoria não recuou mesmo com os desafios triplicados com a estiagem. E mesmo assim fomos capaz de diagnosticar produtores e estimulá-los a participar da feira. A gente se sente superando os desafios da vida do homem e da mulher do campo, do processo de divulgação e comercialização dos nossos produtos. A feira é também uma forma de agregar valor aos produtos”, conta.


A feira foi aberta às 18 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante e vai até o próximo domingo (09/06), com uma programação cultural de vários shows à noite, além de cursos destinados aos agricultores e pecuaristas da região. O público estimado da feira é de 25 mil pessoas, segundo a organização do evento. Atrações como a fazendinha, engenho de rapadura e casa de farinha estarão integradas na Exproaf.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page