top of page

REDE DE COMUNICADORES POPULARES É REVITALIZADA NO CARIRI


Realizada nesta terça 05, na sede da Associação Raízes Culturais de Altaneira - ARCA, a reunião mensal do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação teve, como tema central dos debates, a Comunicação Popular no Cariri.

O vice-presidente da ARCA, Cícero Silva, iniciou a reunião apresentando as ações educativas, culturais e de comunicação da instituição. No mesmo prédio, um antigo hospital desativado, funciona além da ARCA, a Fundação ARCA e a Associação Beneficente de Altaneira - ABA. Sob responsabilidade da ARCA e da ABA, fica a Rádio Altaneira FM, única rádio da cidade e, segundo Cícero, sofre as mais diversas pressões políticas.

"Aqui tudo é decidido coletivamente pela diretoria. A programação da rádio é revista mensalmente e tudo que veiculamos deve ser cultural. Muitos querem impor uma programação ou um conteúdo, entretanto, se não estiver de acordo com os preceitos da instituição, não entra", explica.

A rádio, que funciona diariamente, possui programação das seis da manhã às dez da noite. Música, notícias, programas religiosos, seções da Câmara Municipal, participação dos ouvintes, tudo isso tem na Altaneira FM. Devida a essa intensa movimentação cultural, a rádio serviu de exemplo para o debate em torno da Comunicação Popular no Cariri.


Segundo Manoel Leandro, comunicador popular da comunidade Chico Gomes, em Crato, no Cariri, o debate já vem sendo feito desde 2010, quando uma oficina de comunicação popular foi ministrada, entretanto, não há unidade nas ações. "O que precisamos é nos articular enquato Rede para unirmos nossos esforços", fala.


Assim, foi vitalizada a Rede de Comunicadores Populares do Cariri com a maioria dos integrantes que lá se encontravam. Agora, os próximo passo será manter um calendário regular de encontros para que a Rede se estabeleça de fato. "O Fórum entende que a comunicação é estratégica para as ações que queremos levar adiante, por isso considero esse momento riquíssimo e extremamente importante", finaliza Maria Angelia Maciel, coord. da Cáritas Diocesana do Crato.


Próximo encontro da Rede de Comunicadores Populares do Cariri

Data: 26/11

Local - ACB - Rua dos Cariris, 61/ Crato

Hora: 8:00h


Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page