top of page

ACB É TEMA DO "PERCURSOS URBANOS" - CARIRI


A Associação Cristã de Base, a Agroecologia e a Convivência com o Semiárido foram temas do projeto Percursos Urbanos - Cariri que aconteceu no dia 26 de outubro. Com o título "Agroecologia e a Experiência do Semiárido", o Percursos foi mediado por Assis Batista e Aparecida Oliveira, fundadores da ACB que levaram o publico presente até a comunidade do Catolé, localidade do municipio de santana do Cariri, para que todos pudessem conhecer as tecnologias sociais e a organização associativa da comunidade.

O grupo foi recepcionado pelo agricultor familiar José Valdo, pertencente a associação de moradores. Lá, o grupo composto por estudantes, professores universitários e interessados, pôde conferir as tecnologias sociais que a ACB executa no Cariri. Zé Valdo narrou o inicio do trabalho da comunidade em torno da conquista da Casa de Farinha para beneficiamento da mandioca.

"Ao escolher um tema por mês, o PerCursos Urbanos exerce o papel de trocas de saberes diversos, tornando-se um exemplo de educação popular e informal. Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto, que funciona como um mediador ou uma mediadora a respeito da temática. O objetivo é que os passageiros e as passageiras possam dar seu depoimento. Assim, todos e todas, ao mesmo tempo, ensinam e aprendem", explica Tiago Coutinho, coord. do projeto.

Afora a casa de Farinha e a cisterna Chapéu de Pe. Cícero, o grupo visitou a agrofloresta do agricultor familiar Zé Padre e a propriedade de Zé Valdo para conferir a cisterna-enxurrada e canteiros econômicos.

Mediadores: Assis Batista e Aparecida Oliveira

Longo trajeto do CCBNB, em Juazeiro, até a sítio Catolé

Chegada à comunidade

Recepção calorosa!

Cisterna do Projeto Um Milhão de Cisternas para água de consumo humano

Comunidade reunida

Da esq. para dir.: Assis Batista, Zé Valdo, Zé Padre

Zé Padre narra como iniciou a Associação

Cisterna Chapéu de Pe. Cícero

Público reunido

Algodão agroecológico

Casa de farinha

Farinha de mandioca pronta para a venda

Canteiro econômico de alvenaria

Cisterna-enxurrada

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page