top of page

APRENDA A FAZER UM CANTEIRO ECONÔMICO


Simples, de baixo custo e fácil manutenção. Assim é o canteiro econômico, técnica em que a família cultiva diversas hortaliças utilizando pouca água. Empregado em todo o Semiárido, o canteiro econômico é extremamente eficiente e reduz em mais de 50% o uso de água na produção.


No programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), a técnica é repassada aos agricultores durante o curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA). São dois dias em que os agricultores aprendem essa e outras técnicas de aproveitamento dos recursos hídricos.


Se ficou interessado e quer testar para colher hortaliças orgânicas em sua casa, acompanhe o passo-a-passo!

1 ° Passo: Cave um buraco de 1m de largura e 20 cm de profundidade. O comprimento pode variar conforme a necessidade. Depois da escavação faça o nivelamento do solo.

2° passo: Com uma lona de 100 a 200 micas, forra-se o canteiro tendo cuidado com o nivelamento para que não fique buracos ou poças de lama. Se for pisar na lona, cuidado para não rasgar!

3° passo: Com um cano PVC de 01 polegada medindo 6 metros, corte meio metro de cada lado. Fure o cano de forma alternada com espaço de 30 centímetros de um furo para o outro. Com dois joelhos de 01 polegada, encaixe as sobras do cano de um lado e do outro.

4° passo: Cubra o cano com telhas para evitar a entrada de terra nos orifícios. É recomendável, antes de cobrir com terra, despejar um balde de água de um lado e do outro do cano para verificar a distribuição homogênea da água.

5° passo: Para facilitar a irrigação, use uma garrafa PET como funil. Pronto! Você tem agora uma tecnologia social para cultivar suas hortaliças!

Bom trabalho!

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page