top of page

TURISMO RURAL: A POUSADA DE SEU ZÉ ARTUR E D. BASTINHA

Você já ouviu falar em turismo rural? Para quem não conhece, essa é uma nova modalidade de turismo que vem conquistando muita gente. A cada ano, mais pessoas deixam as grandes cidades para se embrenhar no campo e conhecer o que a vida na natureza oferece de bom!

Assim, no turismo rural, quem vai ao campo deixa de ser um mero visitante. O hóspede passa a ter contato direto e genuíno com a natureza, com a agricultura e as tradições locais. Ele se torna um amigo da casa!

No Cariri, região sul do Estado do Ceará, o Turismo Rural vem crescendo e conquistando mais adeptos. A cidade de Nova Olinda hoje é referência para todo o Estado em turismo de base comunitária, pois concentra a maior parte das pousadas domiciliares da região.

Uma delas fica no Sítio Patos. É a casa de Seu Zé Artur e sua esposa, D. Bastinha. Há cinco anos eles decidiram transformar o quarto dos filhos em acomodações para os muitos turistas que chegavam por lá querendo conhecer asmuitas experiências de convivência com o Semiárido.

“Essa pousada foi um negócio que ninguém esperava. Chegou um cidadão que era de fora e ia visitar para a Amazônia. Chegou e disse que ia deixar uma sementizinha que eu procurasse essa semente”, conta Seu Zé Artur.

A sementizinha a que seu Zé Artur se refere é exatamente a articulação entre famílias da cidade de Nova Olinda para lá se criar um circuito de pousadas domiciliares. Assim, quem chega até o Sítio Patos encontra não só o acolhimento gostoso de uma casa sertaneja, mas também, uma variedade de atrativos.

Quando o pessoal vem pra cá, eu levo eles pra conhecer a agrofloresta e lá eu falo sobre o plantio, o manejo, o tratamento do solo, a convivência com o semiárido e com a natureza. Também levo pra conhecer a sede da associação que foi feita em grupo e a bomba d’água popular.

E o que deixa o turismo rural um lazer ainda mais agradável é a oportunidade de vivenciar o cotidiano da família, servir-se de comida caseira feita com zelo e ter o prazer de sentar nas cadeiras de balanço e jogar fiada no fim de tarde. “A gente também oferece boa vontade, né? A vida simples da nossa casa”, fala D. Bastinha.Ela é responsável pela organização e alimentação dos hóspedes. E como o resto da propriedade, o dormitório destinado aos hóspedes é um espelho de seu carinho e cuidado. Tudo organizado, bonito, simples. Um primor!

“Aqui a gente já recebeu gente da Itália, dos Estados Unidos, da Alemanha. É ótimo receber todas essa pessoas e poder mostrar o que a gente tem de bonito na nossa comunidade. Nossa casa é simples mas é igual coração de mãe”, finaliza D. Bastinha.

Como achar:

A pousada de D. Bastinha e seu Zé Artur fica na comunidade Sítio Patos, no município de Nova Olinda, região do Cariri Cearense. Não há indicações para chegar na pousada, mas a cidade é pequena e basta perguntar para logo achar a direção correta.

Telefone para contato: (88)9209-3613

Para saber mais: http://turismocomunitariofcg.wordpress.com/

Assista ao vídeo que estudantes de Nova Olinda realizaram sobre a experiência da Agrofloresta de Seu Zé Artur: http://www.youtube.com/watch?v=Uafbzw3TXkc

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page