top of page

PRIMEIRA PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CARIRI DEBATE A REFORMA POLÍTICA


A plenária teve como debate central a campanha nacional pelo Plebiscito do Sistema Político no Brasil.

Reuniram-se na Associação Cristã de Base, no dia 18 de fevereiro, representantes dos movimentos sociais do Cariri para um momento de troca e formação a respeito da campanha nacional de iniciativa popular para a reforma do sistema político brasileiro.

Desde 2004 várias organizações/movimentos da sociedade civil brasileira discutem o tema da Reforma do Sistema Político. Num primeiro momento, foi o ampliado o conceito da chamada reforma política, que muitos entendem ser somente a reforma das regras eleitorais, para reforma do sistema político que inclui uma nova forma de se pensar e fazer política, do exercício do poder e de quem exerce este poder.

No momento foi apresentado o histórico e a conjuntura atual dos movimentos socias. Diante do exposto, percebe-se que as mudanças sociais que já aconteceram no Brasil contaram com a participação e empenho efetivo desses movimentos.

Para a coordenadora executiva da ACB, Socorro Silva, com o plesbiscito o povo estaria dizendo que o modelo politico não serve mais e, ao mesmo tempo, propondo um modelo que, de fato, represente o povo onde este possa participar e escolher livremente seus representantes, afastando corruptos e encerrando definitivamente a prática de compra e venda de votos.

A ideia agora é a preparação para a realização do plebiscito popular na primeira semana de setembro de 2014, com o tema “Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberania do Sistema Político”.

Saiba mais sobre o Plebiscito para a Reforma Política: http://www.reformapolitica.org.br/

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page