top of page

UFCA e ACB TRAÇAM PARCERIA EM PROJETOS


ACB e UFCA planejam ações nas áreas de agroecologia e comunicação

Em uma reunião repleta de boas ideias e muitas proposições, na sede da ACB, a equipe de alunos e docente da Universidade Federal do Cariri apresentaram as diretrizes do projeto "Desenvolvimento e Implantação de metodologias de incubação a partir da ITEPS/UFCA", contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto que terá duração de dois anos (de 2014 a 2016) e também recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, tem o objetivo de articular redes e fomentar empreendimentos solidários e criativos para promover a geração de trabalho e renda.

Agricultura familiar, comunicação, banco comunitário, artesanato, escolas e catadores de material reciclável são os eixos desenvolvidos na incubadora, e para colaborar com desenvolvimento do projeto, a ACB foi convidada pela Universidade a ser sua parceira contribuindo com experiências nas áreas de agroecologia e comunicação.

"É interessante a parceria que se abre com a Universidade para o desenvolvimento de atividades de capacitação, de acompanhamento aos agricultores familiares e jovens na perspectiva de acumulação de conhecimentos e de troca entre a Academia e agricultores e agricultoras familiares do Cariri", fala Socorro Silva, coordenadora geral da ACB.

A comunicação, área mais jovem a ser desenvolvida pelo projeto, pretende criar um Núcleo de Assessoria de Comunicação em Economia Solidária, facilitando a formação de jovens em comunicação. Segundo a professora Rosane Nunes, coordenadora da área de agroecologia e comunicação, a curto prazo, o Núcleo de Assessoria pretende formar jovens para criar seus próprios instrumentais de comunicação. A médio prazo, a meta é criar 40 programas de rádio no intuito de fomentar uma rede de rádios comunitárias que possam veicular essas mídias.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page