ACB inicia novo planejamento


A Associação Cristã de Base (ACB) realizou esta semana, nos dias 09, 10 e 11, a primeira etapa do seu planejamento estratégico. O Sítio Coqueiro recebeu técnicos e coordenadores para um espaço de conhecimento histórico da entidade, discussão e encaminhamentos para os próximos cinco anos. O educador popular Alexandre Ribeiro Botelho, conhecido como Merrém, facilitou o planejamento.

Merrém facilitou o planejamento

Merrém, que já havia facilitado o último planejamento em 2008, trabalha com organizações sociais, planejamento e mediação através de processos grupais participativos. Para ele, é importante que a ACB tenha conhecimento das mudanças que a entidade teve ao longo dos anos. “A ACB não é uma ferramenta e sim um organismo”, afirma.

No primeiro dia, os técnicos e coordenadores passaram por uma dinâmica de conhecimento da ONG e seu papel dentro dela. Cada um respondeu sete perguntas sobre as expectativas para o planejamento, motivação ao entrar na entidade, atividades que realiza e as questões que envolvem a ACB atualmente.

Todos os membros da ACB participaram do planejamento

Já no segundo dia, houve a retrospectiva do histórico de 32 anos entidade. “É importante entender o tempo de vida para depois caminhar”, afirma Merrém. Divididos em quatro grupos, os participantes do planejamento desenharam como enxergam a ACB hoje. Um exercício, que segundo Merrém é importante para perceber que o processo não é estático e que a entidade passa por um momento de renovação.

O último dia de planejamento focou nas atividades desempenhadas, dificuldades, avanços e desafios que cada equipe realiza. Os grupos foram divididos nos três atuais projetos da ACB, setor administrativo e de comunicação. Cada um pode conhecer o trabalho dos demais colegas e perceber o quanto estão interligados. Por fim, todos os participantes realizaram a reformulação da missão e da visão de futuro da entidade daqui a cinco anos.

Nos dias 23, 24 e 25 de Julho a ACB terá o segundo momento de planejamento.

Tags:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos

Entre em contato:
(88) 3521-3005

Encontre-nos:

Rua dos Cariris, 61 - Crato,CE