top of page

Aldemir Calixto, um exemplo de sucesso do projeto Jovens Familiares

O projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri atende a comunidade Engenho da Serra, em Crato, onde lá, o morador Aldemir Calixto colhe verduras e legumes para o consumo de sua família e, também, para o comércio. Pimenta de cheiro, pimentinha, alface, coentro, tomatinho e jerimum são algumas das produções de Aldemir.

Aldemir apresenta sua produção, três meses após a instalação dos sistema PAIS.

Com a chegada do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em sua propriedade, através do projeto Jovens Familiares, desenvolvido pela ACB, Aldemir aumentou sua produção e venda. Desde Outubro, ele colhe de sua mandala as verduras e legumes, que são vendidos em sua comunidade, garantindo o sustento de sua família. O agricultor é acompanhado pelo técnico da ACB, Ery Cláudio, que visita, auxilia e conhece o crescimento de sua horta.

Terças e sextas-feiras são os dias em que Aldemir Calixto percorre o Engenho da Serra entregando sua produção a uma clientela fixa. Porém, Aldemir afirma que a falta d'água surgiu como a grande dificuldade para manter seus legumes e verduras. "Se eu não tivesse me prevenido e enchido a caixa e a cisterna, eu não teria aquelas verduras, não", garante o agricultor.

Alface verdinho. Um dos produtos mais procurados pelos clientes de Aldemir.

A dificuldade da falta de água será atendida pelo projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri, que no mês de Fevereiro entregará a Aldemir Calixto e sua família a cisterna Chapéu de Padre Cícero. Com capacidade para acumular 54 mil litros d'água, a cisterna vem para garantir a produção e sustento da família.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page