A ACB comemora seus 34 anos.

July 6, 2016

 

 

 

 A ACB no dia 04 de julho comemorou seu aniversário de 34 anos de fundação. A comemoração aconteceu no Largo da RFFSA - Crato, contando com o lançamento do livro A Gente Faz Assim de autoria de Milene Madeiro Lucena. O livro conta a trajetória da ACB com um recorte jornalístico vinculando os aspectos históricos e culturais do semiárido no Cariri.

O mestre de cerimônia do evento foi o artista João do Crato, este tem forte envolvimento com a instituição compondo inclusive o quadro de associados da mesma. A festança teve inicio com um café da manhã e inscrição dos participantes do evento, em seguida a apresentação da dupla de violeiros Francinaldo Oliveira e Augostinho de Oliveira. 

 

 A apresentação do livro A Gente Faz Assim foi feita pela própria autora Milene Madeiro Lucena, ela descreve um pouco como se deu seu envolvimento com o livro e relata um pouco de sua trajetória até chegar na proposta de escrever algo sobre a ACB. Segundo ela  "O livro é um recorte jornalistico de atores envolvidos nestas três últimas décadas de fundação da instituição. No livro encontram-se depoimentos de pessoas ligadas à essa história, os fundadores, agricultores, estudantes e estagiários(as)."

 A manhã foi repleta de depoimentos de pessoas diretamente ligadas ao livro bem como de pessoas que tiveram e ainda possuem ligação com a instituição. Falas como as de Maria Ana (Assentamento 10 de Abril - Crato), Fátima (Ponta da Serra - Crato) e Zé Artur (Patos - Nova Olinda) foram relatos de vida que constam no livro e no evento de lançamento foram reforçadas. 

 

 

 

Dona Ana emociona em dizer "Tudo que sei hoje sobre o cuidar da natureza e da minha horta agradeço a ACB, se hoje tenho o que tenho foi por ter me envolvido nas coisas que a ACB trazia pra gente."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seu Zé Artur relembra de sua vida antes de conhecer a ACB e depois que a conheceu. "Nossa parceira já vem de muito tempo, com os "trabâio" da agrofloresta lá no começo, faz tempo e hoje sou um homem feliz e rico por tirar todo dia meu sustento de onde moro e produzo com minhas mãos." 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dona Fátima se diz agradecida em poder participar do evento e relata "A ACB é como uma mãe pra mim. Me ensinou o que sei sobre o cuidar da minha horta e eu ainda comercializo o que produzo na feira de onde moro."

 

 

As falas emocionadas de parceiros, sindicatos, associações e instituições tornaram esta manhã de lançamento do livro uma comemoração cheia de alegria bem como de lembrança de anos difíceis para os membros fundadores da instituição, e das alegrias também. 

 

 

 

 

Fotos do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Intercâmbio entre instituições proporciona troca de saberes

October 1, 2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

June 7, 2019

Please reload

Arquivos