top of page

Oficina de Educação Contextualizada


Ontem foi concluído mais um módulo da Oficina de Educação Contextualizada do Projeto Cisternas nas Escolas. O encontro aconteceu na comunidade Campo Alegre no Crato, iniciada um dia anterior a oficina contou com a participação de um grupo bem animando. Participaram dois representantes de cada escola, 11 escolas do município de Campos Sales e 04 de Assaré.

Os representantes das escolas são professoras e professores, coordenação e diretoria das escolas.


O primeiro dia do encontro foi apresentado por Jeová de Oliveira, um dos fundadores da ACB, uma contextualização do semiárido. Nesta ele descreve a fauna e a flora da caatinga, bem como o uso e ocupação do solo.























Celia Lima é coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Infantil de Fundamental Castelo Branco, do Distrito Barão de Aquiraz da cidade Campos Sales, nos relata um pouco sobre sua participação na oficina “participando desse momento dessa formação da convivência com o semiárido, como coordenadora eu vejo que é um momento riquíssimo pra que possamos fortalecer que possamos introjetar esse trabalho de conscientização com os nossos alunos, equipe de professores e a comunidade escolar como um todo. Até porque os nosso alunos eles ainda não conhecem, não tem um conhecimento verdadeiro das riquezas do nosso semiárido das possibilidades que existem no semiárido até para conviverem ali com a questão da estiagem que algo muito vivido atualmente na nossa região.”


Sobre o Projeto de Cisternas “O programa Cisternas nas escolas ele vem para funcionar como instrumento pedagógico para que nós possamos assim mediar nosso trabalho de conscientização de conhecimento desses estudantes, e suprir a necessidade de água uma vez q a água da nossa região é abastecida em pequenas caixas d’água com carro pipa e não é uma água de boa qualidade. Tenho somente agradecer pela oportunidade que ASA vem nos dando pra que possamos participar e enriquecer nossos conhecimentos como educadores. Até porque nós como educadores nós temos que ser eternos aprendizes estarmos pesquisando para melhorar esse processo de ensino-aprendizado com os nossos estudantes”, nos relata Célia Lima.

Como proposta de encaminhamento o último módulo será em alguma experiência consolidada de educação contextualizada, a ideia é fazer um intercâmbio para que os participantes possam ver na prática que esta prática é possível de ser aplicada nas escolas.

Vejam mais fotos da oficina:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page