top of page

Mulheres do Semiárido

Ontem foi realizado, na sede da Associação de Agricultores e Agricultoras da comunidade Minguiriba em Crato, o Encontro de Avaliação do Projeto Mulheres da Chapada. O projeto esta em fase de encerramento, no encontro os seis grupos de mulheres que receberam tecnologias sociais em seus quintais, o Projeto Mulheres da Chapada do Araripe Integradas na Produção é realizado pela ACB pelo Programa Ecomudança – Promovido pelo Itaú Unibanco. O evento contou com a presença de 31 mulheres.

As comunidades presentes no evento foram Catolé – Nova Olinda; Minguiriba e Baixa do Maracujá – Crato; Lírio, Coqueiro e Boqueirão – Santana do Cariri. Os grupos selecionados participaram de uma capacitação de 16 horas. No curso os grupos participaram da instalação do primeiro sistema PAIS no sítio Catolé em Nova Olinda.

A avaliação feita de forma participativa, as facilitadoras foram Maria Socorro (Coordenadora Geral da ACB) e Maria Aparecida (Coordenadora de Políticas Públicas da ACB).






Como resultado desta avaliação os grupos apresentaram suas dificuldades, seus avanços e suas falhas. Dentro das limitações dos grupos a falta d'água é o principal fator que justifica o enfraquecimento na produção do sistema PAIS.




"A nossa luta é todo dia, eu me envolvi nas coisas pra melhorar a vida na comunidade. Não foi fácil, este espaço que estamos agora, é simples e foi fruto de muito esforço. Hoje temos onde fazer as reuniões, mas lembro que a gente se encontrava de baixo de algum pé de pau" nos relata a presidente da associação Maria José.














No encontro o grupo de mulheres lembraram do boletim O Candeeiro Mulheres do semiárido dão vida aseus quintais, elas falam com sorriso no rosto ao verem seus rostos e suas falas contadas no boletim. Além do boletim impresso foi produzido um banner com o mesmo tema, estes compõem o material de comunicação do projeto P1+2 da ASA, que é executado pela ACB.

Veja mais fotos:




Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page