top of page

Agricultoras e agricultores recebem visita do BNDES.

Nos dias 08 e 09 a ACB recebeu a visita de assessores do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na visita agricultores e agricultoras mostraram seus quintais, alguns com uma tímida produção outros iniciando a produção de hortaliças. A visita se deu a beneficiários do projeto P1+2 (Programa 1 terra 2 águas) e tem como financiador do projeto o BNDES. Os municípios visitados foram Crato e Santana do Cariri.



A equipe técnica do projeto acompanhou os dois dias de visita, coordenadora executiva, gerente financeira, técnicas de campo (animadoras) e comunicadora popular. Na visita vale destacar que há cerca de cinco anos de estiagem o cenário é de mudança "No quinto ano de seca, famílias encontram em um projeto social de convivência com o semiárido, motivo para acreditar em dias melhores. Produzem com o pouco de água que tem. Produzem com a garra de um povo que trabalham para sobreviver em uma região castigada pela estiagem. Produzem para alimentar a família. Produzem para vender o excedente e comprar a carne, o leite e o que não foi possível produzir.Os canteiros floridos, colorem o sertão de verde e enchem de alegria os agricultores e agricultoras que felizes nos levam aos seus quintais para mostrar que agora sim, eles podem produzir alimentos de qualidade. Foi lindo ver os quintais, mas mais bonito ainda foi ver o povo animado, feliz e cheio de fé. E quando a chuva cair e encher as cisternas, encherá tambem as mesas, as feiras e os olhos de quem olhar com o olhar de quem quer ver a mudança de vida de um povo guerreiro, forte e determinado" salienta a coordenadora executiva do P1+2, Carla Costa.

Equipe técnica do projeto.

Da diteira para a esquerda, Carla Costa (coordenadora executiva), Marta Moreira (Técnica de campo), Hayllene Moraes (gerente financeira), Nelzilane Oliveria (comunicadora popular), Edivânia Correia (técnica de campo) e Carla Vanessa (gerente financeira da Cáritas Diocesana do Crato).


As agricultoras e agricultores que recebem a visita fica apenas a esperança de que se inicie a estação chuvosa. As risadas cheias de satisfação em ter recebido uma tecnologia social que irá trazer benefícios para suas famílias, e com a chegada das chuvas o escoamento da produção será comercializado nas feiras agroecológicas de seus municípios.


Veja mais fotos:


Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page