top of page

XVII EXPROAF



Foi realizada entre os dias 01 a 04 de junho no Parque de Exposição Pedro Cavalcante, no Crato, a XVII Exposição de Produtos da Agricultura Familiar - EXPROAF. A exposição contou com a participação de agricultores e agricultoras, artesãs e artesãos, sindicatos, Ongs, federação e secretarias de agricultura dos municípios de todo cariri cearense.


Uma realização da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Cearéa (FETRAECE) e Sindicatos da Região do Cariri. Estima-se a participação de aproximadamente 150 expositores e expositoras, entre os produtos comercializados hortaliças, mudas, legumes, queijos, doces, artesanatos e comidas típicas.




A feira, comumente chamada pelos expositores, além de ser um espaço de comercialização é um espaço de troca de saberes. "É meu segundo ano participando da feira, no primeiro ano fiquei com medo de trazer muitos produtos e não vender tudo. Resultado no sábado pela manhã eu não tinha mais o que vender. Esse ano aumentei minha produção e trouxe mais coisas, já vendi quase tudo e com fé em Deus vendo tudo" diz Silvanete (43 anos), agricultora e feirante da Serra da Canafístola em Santana do Cariri. Dentre os produtos que ela comercializou na feira foram doces, sequilhos, pão de ló, goma, maracujá e algumas hortaliças.


A exposição surgiu da iniciativa dos sindicatos, ongs, bem como da federação em propiciar um espaço de comercialização e capacitação aos agricultores e agricultoras da região. "participo da feira desde muito tempo, logo no começo tudo era muito difícil. Não tinha todo esse apoio que tem agora, não tinha onde dormir era tudo aqui mesmo, dormida, comida e banho. Mesmo assim era tudo bom, sempre uma alegria poder participar. Hoje fico alegre em ver tanta gente participando, todo ano tem gente nova e eu chamo mais gente pra vir participar pra vender seus produtos. É tudo muito bom, muito alegre!" nos diz Dona Ana (63 anos) agricultora e feirante, do Assentamento 10 de Abril no Crato.



A ACB articulou a participação de cerca 40 feirantes, e foi perceptível a quantidade a variedade de produtos comercializados, o que diferencia do ano passado. A cada ano o número de expositores tem aumentado e a diversidades dos produtos também. "venho participar da feira pra conhecer mesmo, minha cisterna de enxurrada está terminando de ser construída e eu não tinha produtos pra trazer. Mas eu pinto uns quadros e me incentivaram a trazer, eu ainda não vendi muito, mas valeu muito por ter conhecido a feira e divulgar meu trabalho." nos relata timidamente Paulo Gomes (42 anos) da serra da Canafístula em Santana do Cariri.


A Exproaf surgiu da iniciativa das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, diante da necessidade de se criar espaços específicos, voltados para a discussão de temas de seus interesses, a aproximação entre trabalhadores/as e a promoção de integração e contatos entre agricultores/as de toda região, visando principalmente, a exposição, divulgação e comercialização de seus produtos.


A solenidade de abertura do evento foi puxada por uma ciranda com a participação do artista e educador popular João do Crato. Todas as noites houveram apresentações culturais e o tradicional forró pé de serra. A festança foi animada!


Confira mais fotos:










Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page