top of page

5ª Semana Freiriana do Cariri



A Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA, realiza desde 2011 a Semana Freiriana do Cariri. Estando em sua 5 edição este anos, foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro. A ACB é parceira da EPUCA e do evento, técnicos/as, coordenação e direção da ACB participaram do evento.


No dia do aniversário de Paulo Freire (19/09), Dia Nacional do Educador Social, como parte da programação da 5ª Semana Freiriana do Cariri foi discutido entre gestores/as do cariri a proposta de criação do Fórum de Gestorxs do Cariri.

"A criação deste fórum seria para somar ações, juntar pessoas de instituições, seja da secretárias ou das coordenações das escolas para formarmos este Fórum e solucionarmos juntos os problemas em torno da educação" diz Joelmir Pinho, um dos fundadores da EPUCA e coordenador da Semana Freiriana. O encontro contou com a participação de Secretários/as de Educação, Diretores/as, Professores/as. "A alienação hoje em dia é tão grande que se neste evento o banner tivesse escrito 'Venha conhecer a receita para sua escola ser nota 10', certamente esta sala estaria lotada. O sistema nos transformou em gestores mecânicos, precisamos unir forças para mudar isto e fazer de nossas escolas notas 10 não por mera formalidade" diz Leocádia Rodrigues, Secretária de Educação do Município de Altaneira. Após os debates em torno da importância de ser criado o Fórum, este foi formalmente criado e já agendada data para o próximo encontro. Antes de encerrar o momento Carlos Jara que já está em terras caririense passou para dar boas vindas e parabenizar o grupo pela iniciativa e criação do Fórum.


No dia 19/09 às 19 horas no SESC – Unidade Juazeiro do Norte foi oficialmente realizada a abertura da 5ª Semana Freiriana do Cariri com o belíssimo espetáculo “Sublime Torrão” do grupo Artimanha de Teatro, da cidade Bodocó – PE. O recital performático Sublime Torrão é uma coletânea de trechos poéticos. É uma ode ao homem sertanejo e ao Sertão, uma declaração de amor a essa terra que é, por si só, cheia de contrastes, pois ao mesmo tempo em que é árida e quente, ela é fértil e de belas paisagens. Texto/Direção: Herbert Adriano | Elenco: Luana Rachel, Maria Luísa, Elka Andrade, Raquel Oliveira, Ana Vieira, Márcia Eduarda, Fred Gonçalves, Matheus Ferreira, Alex Pereira, Romário Santos | Técnica: Kalmarcos Emanuel, Nina Alves, Murilo Lima e Maria Cibele.



O segundo dia da 5ª Semana Freiriana do Cariri começou com uma Roda de Conversa com Carlos Jara [Quito, Ecuador]. Um momento ímpar aos participantes, “Este momento é ímpar, saí de uma agenda em Fortaleza para prestigiar este momento. Para conhecer pessoalmente o professor, pois só conheço sua boa fama e por seu riquíssimo trabalho” relata Maria Íris Tavares, Coordenadora do Projeto Paulo Freire. Foi uma manhã de prosa, dentre assuntos pertinentes ao conceito do Bem Viver. Olhos vidrados e ouvidos atentos, as pessoas que estavam participando do evento assim ficaram diante de tantos ensinamentos. O Bom Viver está associado há uma série de elementos segundo Carlos Jara, entre estes o Estado deveria estar preocupado em trazer isto às pessoas que são responsáveis por alimentar o país as/os agricultoras/ores.



Na noite do segundo dia é chegada a vez do PontoDOC, com o filme "Nunca me Sonharam" de direção de Cacau Rhoden, o filme conta com depoimentos de uma juventude brasileira preocupada com seu futuro. Neste alguns entrevistados/as são personagens do cariri, a convite da 5ª Semana Freiriana do Cariri um destes personagens Felipe Lima esteve presente durante a sessão. Após o documentário foi aberto um diálogo com a plateia, que em relatos emotivos tornaram a noite cheia de esperança em dias melhores. “Hoje consegui realizar meu sonho estou fazendo um curso superior, graças ao ProUni estou me formando no que sempre tive vontade de fazer. Saí de uma realidade difícil, hoje estou em Fortaleza estudando, mas me recordo como árduo chegar onde estou. Depois do filme passei a participar de eventos, dou palestras motivacionais em escolas públicas e outros eventos” diz Felipe Lima.


No terceiro dia da 5ª Semana Freiriana do Cariri é chegado o dia da Roda de Conversa com Carlos Jara [Quito - Ecuador]. Com o seguinte tema "O Mito do des-envolvimento e a urgência de uma nova epistemologia [que envolve o despertar espiritual].


Na última sexta, chegamos ao quarto dia da 5ª Semana Freiriana do Cariri. Foi apresentada a mostra fotográfica "Amores Perfeitos", as fotografias são de autoria do casal René Cabrales e Maria Clara Adams, que além de liberarem as fotos para a exposição passaram a semana no Cariri.


Após a apresentação da mostra fotográfica "Amores Perfeitos", aconteceu a roda de conversa com a juíza Fernanda Orsomarzo, do Tribunal de Justiça do Paraná. Com o tema "Desigualdade Social e Meritocracia", realizada no SEST/SENAT entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte.

Fernanda Orsomarzo é Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná. Pós-graduada em Direito Processual Penal. Pós-graduanda em Filosofia e Direitos Humanos pela PUC-PR. Membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

“Tudo na realidade social acaba sendo feito pra que silencie a produção de indivíduos diferencialmente aparelhados desde o nascimento. E o que essa questão de mundo, e esta visão de mundo ignora de que não existe um talento nato, ou um mérito individual, independentemente de ter tido a sorte de nascer na família certa na classe social, ou melhor na classe social correta, salvo raríssimas exceções”, relata Fernanda.

A juíza menciona em sua fala um trecho do livro A Ralé Brasileira (2009) de Jessé Souza “O ‘esquecimento’ do social no individual é que permite a celebração do mérito no individual, que em última análise justifica e legitima todo tipo de privilégio em condições modernas. É esse mesmo "esquecimento", por outro lado, que permite atribuir "culpa" individual àqueles "azarados" que nasceram em famílias erradas, as quais só reproduzem, em sua imensa maioria, a própria precariedade”.

Em sua fala ela relata o quanto não esperava o alcance que teve seu texto publicado nas redes sociais “Quando eu escrevi o texto, eu não imaginava que iria gerar tanto furor. Pra mim eu escrevi ali algo obvio. Mas sobre efeito para as pessoas tirarem suas dúvidas e aquilo levantou o debate, que infelizmente reduziu ao debate Direita X Esquerda, Coxinhas X Mortadelas, e poucas pessoas se dispuseram ali a apresentar seus argumentos e apresentar suas ideias” nos relata Fernanda.



Último dia da 5ª Semana Freiriana do Cariri, aconteceu o Percurso Formativo "Amores Perfeitos: O meu olhar sobre o olhar dx outrx", tendo como mediadores do percurso Fernanda Orsomarzo, Maria Clara Adams e René Cabrales.

Xs participantes do percurso se emocionaram e emocionaram, o grupo parte pro debate a partir da mostra fotográfica ‘Amores Perfeitos’ de autoria do casal Maria Clara Adams e René Cabrales.



O encerramento do evento foi realizado na noite de sábado (23/09), no Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte. Com a apresentação da Cia. Carroça dos Mamulengos com o show “Afilhados do Padrinho: Canto generoso”.

Conheça a EPUCA:

https://www.portalepuca.org/

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page