top of page

Crato realizará Conferência com destaque para agricultura familiar.



Acontecem no município do Crato a etapa preparatória para a realização da Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato – CMDRC, são as Pré-conferências territoriais/distritais começaram a primeira foi no dia 28/11, em Santa Fé na EEIF. Paulo Limaverde, 70 pessoas participaram, das comunidades dos Distritos de Santa Fé e Monte Alverne.


Sendo realizada nesta terça-feira a pré-conferência do Campo Alegre e Belmonte, na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará (FETRAECE), com a participação de 50 pessoas.


Os eventos são realizados pela Secretária de Desenvolvimento Agrário do Crato, contando com a parceria de órgãos de gestão do município, sindicatos, movimentos populares, ONGs e sociedade civil. As pré-conferências foram pensadas para trabalharem junto com agricultoras e agricultoras para proporem demandas para na construção do Plano Municipal de Agricultura.


Sobre a preparação destes momentos Graça Duarte, 43 anos, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - Crato-CE, relata como têm sido preparado estes momentos “Falar do processo de construção da conferência e das pré-conferências pra mim é motivo de aprendizado muito grande, desde o início agente têm primado por esta questão da participação de todas as instituições no processo de construção. Foram convidadas várias instituições tanto do poder público como da sociedade civil, pra construir uma conferência de forma bem participativa. Com a participação das comunidades rurais sugerindo quais os eixos temáticos e quais os subtemas a serem discutidos”.


A dinâmica do processo preparativo da conferência é bastante participativo o que garante Zilcélio Alves, Secretário de Agricultura do Crato. “Antes de fazer os encontros distritais fomo nas bases, visitamos comunidade por comunidade, conversamos com as lideranças sindicais. Nas pré-conferências vamos discutir toda a política da agricultura familiar do nosso município. Nós entendemos que a agricultora não é só plantar milho, arroz e feijão”, diz Zilcélio Alves.


Graça Almeida fala do desafio e do principal objetivo das pré-conferências, “O desafio é a mobilização pra garantir a participação de fato do trabalhador e da trabalhadora rural que são os principais atores e atrizes nessa construção. O objetivo maior é avaliar a situação do campo em que nos encontramos atualmente e sugerir propostas de políticas públicas e desenvolvimento rural para a população do campo, não só políticas agrícolas mas desde políticas de saúde, educação, moradia e questões ambientais. É um processo de construção bem amplo, massivo e participativo”, afirma Graça.


A Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato – CMDRC acontecerá no dia 06 de dezembro no Instituto Federal do Ceará – IFCE/Crato. O tema do evento será “Novos Olhares para uma Nova Ruralidade: O Rural que Temos e o Rural que Queremos”.


“O produto das pré-conferencias, será levado para a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato – CMDRC onde será elaborado o Plano Municipal de Agricultura, vamos colocar debaixo do braço e sair cobrando aos nosso gestores, vereadores, deputados, vamos mostrar e dizer são propostas dos agricultores e agricultoras do município do Crato. Eu inclusive me orgulho por ser agricultor em toda a minha vida, hoje estou no serviço público uma atividade diferente uma experiência diferente por que fui formado no movimento sindical e popular pra enfrentar essa situação na política pública”, diz Zilcélio Alves.


A ACB é uma das parceiras na preparação das pré-conferências e auxiliando nas mesmas.


Estão sendo trabalhados cinco eixos temáticos nas pré-conferências:

EIXO 01 INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS

EIXO 02 POLÍTICAS SOCIAIS

EIXO 03 GESTÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS

EIXO 04 ECONOMIA, TRABALHO E RENDA.

EIXO 05 CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE

Próximas conferências:

Dia 18/11 - PONTA DA SERRA, DOM QUINTINO E BELA VISTA , na EEIF do João Leandro, com as Comunidades dos Distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino e Bela Vista. 70 participantes.

Dia 25/11 - BAIXIO DAS PALMEIRAS E SANTA ROSA, na EEIF Rosa Ferreira, com as Comunidades dos Distritos do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa. 50 participantes.

Confira mais fotos:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page