top of page

Mulheres negras em marcha.



No Dia da Consciência Negra na cidade do Crato/CE, foi realizada a II Marcha Regional das Mulheres do Cariri. Com o tema "Pelo bem viver, contra todas as formas de opressão, descriminação e aniquilamento: Aquilombar é Preciso!". A marcha foi puxada pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC, e pela Frente de Mulheres Feministas do Cariri. Cerca de 500 pessoas participaram da marcha.



Segundo o Mapa da Violência 2015, o número de assassinatos de mulheres negras aumentou em 54% em dez anos. E que o número de homicídios de mulheres brancas diminuiu 9,8%. Para a representante do GRUNEC e Professora da rede Estadual de ensino médio Verônica Izídorio o dado é preocupante "As mulheres negras como mostram os dados de 2015 que o número de assassinatos de mulheres negras aumentou em 54% em dez anos. Isso é um absurdo nós recebemos essa notícia com uma dor muito profunda e a ideia da gente se juntar e traz esse termo Aquilombar é no sentido de juntar mesmo, reunir, pra enfrentar o monstro do racismo que mata, que adoece e causa depressão", diz Verônica.


Franci Oliveira (FETRAECE) e Fátima Alves (Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais do Crato).


Entre as representações na marcha as comunidades rurais tiveram presentes, "participar das marchar é muito importante. Aderir a luta das mulheres negras é uma luta de todas/os. Nós que participamos de movimentos mistos não podemos ficar de fora desses espaços", diz Fraci Oliveira, Coordenadora de Mulheres, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - FETRAECE.


A marcha seguiu pelas ruas do centro e ocupando praças. A rua é lugar de denuncia e trazer para a população o motivo das lutas populares, o racismo é uma das causas populares que exigem luta relata Verônica Izídorio, "é o racismo que marginaliza a população e a gente vem pra rua mais uma vez pra dizer que agente existe. É pela vida! É pelo Bem Viver! É contra todas as formas de opressão, discriminação e aniquilamento!".

Na marcha mulheres e homens de comunidades quilombolas, pessoas da periferia, movimentos estudantis, movimentos de mulheres, movimentos sociais e populares ecoaram suas vozes em coro "Aquilombar é Preciso".

Confira mais fotos:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page