top of page

Beneficiários do Projeto Paulo Freire apresentam seus resultados aos consultores do FIDA.

A comunidade Lagoa Coberta, da cidade de Campos Sales, recebeu no dia 30 de novembro uma visita de monitoramento dos consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA). O FIDA fez um empréstimo ao Governo do Estado do Ceará destinado a financiar o Projeto Paulo Freire, com realização da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). A primeira etapa do Paulo Freire no Lote Cariri está sendo executada pelo Instituto Flor do Pequi.

Na comunidade foram realizadas visitas nas casas dos agricultores e agricultoras que receberam as instalações de seus Planos de Investimentos. A comunidade foi envolvida no projeto através de sua Associação local, cerca de 27 famílias são atendidas pelo projeto.

Durante a visita, acompanhando os consultores participaram, técnicos/as da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) escritório Fortaleza, técnicos/as do escritório local de Campos Sales, técnicos/as do Instituto Flor do Pequi, coordenador e comunicadora popular da ACB.

Além das visitas nas casas das famílias foi realizada uma roda de conversa no prédio onde funcionava uma escola na comunidade. Os visitantes foram recepcionados por uma dupla de jovens da comunidade que cantaram uma música para animar o evento. Algumas pessoas da comunidade apresentaram como anda o projeto, seus desafios e avanços.

 

A comunidade irá receber cisternas para o consumo humano, a ACB é a instituição que executará o Projeto Cisternas Paulo Freire, serão 05 cisternas. A etapa de capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) foi realizada nos dias 25 e 26/11.


O agricultor e presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras da Lagoa Coberta, um dos beneficiários do projeto fala da importância do projeto para a comunidade “na comunidade já existia muitas cisternas nas etapas anteriores de outro projetos, não sei ao todo a quantidade. Mas a comunidade recebeu novas famílias, ou como no meu caso que constituí família depois e sou um beneficiário do projeto agora. É um projeto importantíssimo, que agrada é um dos melhores projetos que já aconteceu isso é palavra de todos os beneficiários do projeto que já receberam cisterna. As outras famílias que ainda não tinham a cisterna, ficaram muito satisfeitas de verem a oportunidade através do Projeto Paulo Freire de receber também sua cisterna, ficaram felizes de certeza empolgados em recebe-la. Todos compareceram ao curso de gerenciamento de recursos hídricos, outro momento importante pra gente saber como gerenciar essa água, que vai desde a captação a sua utilização, para que não venha haver desperdício e suprir as necessidades essenciais e básicas. Foi um curso proveitoso, todos os participantes ficaram satisfeitos”, diz Antônio José Vieira, conhecido por Von, 36 anos.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page