top of page

Capacitação de Pedreiros (Cisterneiros)


“O dia amanheceu bonito”, na linguagem popular do povo que vive no semiárido amanhecer bonito ou belo é sinônimo de chuva ou nublado. Foi com essa alegria de dia chuvosa que na comunidade Boqueirão na cidade de Santana do Cariri - CE, na casa de Francisca Helena (Quinha) e Luiz Olympio (Gonzaga) foi realizada no dia 11/01 a Capacitação de Pedreiros do Projeto de Cisternas Paulo Freire. A ACB reuniu um grupo com 35 pedreiros de vários municípios do Cariri, os seguintes: Altaneira, Crato, Granjeiro, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.


A capacitação foi iniciada as 8:30 h da manhã, seguindo a metodologia participativa. A apresentação e contextualização do projeto foi feita por Francier Simião, coordenador do projeto.


Em seguida o grupo foi levado para a casa de um beneficiário, próximo à casa de Gonzaga. Ao lado da casa de seu José Facundes da Silva, onde o buraco da cisterna já se encontrava escavado foi o espaço para a parte prática da construção de uma cisterna. O grupo foi subdividido em três, cada grupo ficou com a missão de apresentar aos demais suas respectivas etapas de construção.

Uma turma bastante diversificada em saberes, cada um com uma dica diferente da outra, a experiência é um fator importante como afirma um dos pedreiros “sou cisterneiro faz um bom tempo uma base dos dez anos. No curso nossa contribuição é em mostrar nosso jeito de fazer cisterna, na melhor maneira de construir, na relação nossa com o dono da casa que vai receber a cisterna” relata José Odier da Silva, conhecido por Sorriso do Assentamento 10 de Abril | Crato – CE.




O acompanhamento técnico das cisternas que serão iniciadas pelo grupo será feito por Evandro Santos e Marta Moreira, o grupo foi subdivido e como parte prática serão iniciadas 18 cisternas. “Pra gente é gratificante trabalhar com agricultores e agricultoras no Cariri. Por conta que a escassez de água aqui na nossa região é imensa e muitas famílias tem dificuldade em acessar a primeira água que é a cisterna de 16.000 L. Poder participar desse projeto é gratificante, ainda mais por ser filho de agricultora e agricultor” diz Evandro Santos, técnico do projeto.


 

Confira as fotos da capacitação:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page