top of page

Saberes do Povo da Chapada do Araripe


Foto Eliana Amorim

Momento com Benzedeiros/as. Foto|Eliana Amorim, 27/01/2018.


Aconteceu nos dias 26 a 28 de janeiro deste ano de 2018 o II Encontro Saberes da Caatinga, Raizeiros (as), Benzedeiros (as), Parteiras e Práticas de Cura da Chapada do Araripe - PE. Realizada na Chácara Paraíso da Serra no Município de Exu- PE. O evento foi iniciado no dia 19 de janeiro, durante a semana foram realizadas oficinas, trilhas e rodas de conversa.


O objetivo da segunda edição do encontro foi promover a troca de saberes entre os raizeiros(as), benzedeiros(as) e parteiras da Região da Chapada do Araripe, contribuindo para o fortalecimento do papel cultural da sabedoria tradicional nos processos de cuidado e cura.


Resultado das parcerias dos STTRs, ONGs, órgãos públicos, associações do estado do Pernambuco e Ceará. Muita gente decente envolvida desde atores e atrizes protagonistas, aos demais, estudantes, agricultores/as e outros profissionais participantes como aprendizes.


"Foram dias bastante proveitosos, todos/as beberam da fonte do saber do povo da caatinga e explicitaram também seus conhecimentos e experiências vivenciadas no seu cotidiano no cuidado com as pessoas, com as comunidades e com todos os seres vivos habitantes da casa comum e mãe de todos/as a Terra", relata Maria Socorro, Coordenadora de Desenvolvimento Metodológico e Educacional, e uma das fundadoras da ACB participante do encontro .

Foto: Eliana Amorim

Foto|Eliana Amorim, 27/01/2018.

A riqueza de conhecimentos dos atores/atrizes, rezadores/as, raizeiros/as, parteiras foi impressionante. A socialização de saberes com os iguais cada um explicitando seu conhecimento, sua prática, um completando o outro/a, levando todos/as ao mesmo tempo, a certeza de que esse chão, a caatinga e a chapada é o grande celeiro vegetal que pode nos proporcionar a melhoria da saúde, a cura de doenças, e perspectivas de cura e crescimento espiritual, uma vez que a todos/as têm que buscar a cura integral dos corpo e da alma.

Foto: Gonçalves Carvalho

Foto| Gonçalo Malta, 26/01/2018.


Foi um grande encontro onde vivenciou-se a partilha e o aprendizado dos saberes do povo. A igualdade, a solidariedade e o compromisso caminharam juntos nesses dias, e nós atores/atrizes e participantes nos impregnamos de tudo isso, que com certeza nos ajudará a caminhar com mais segurança na nossa empreitada de cuidar e de compartilhar com os nossos irmãos e irmãs.

 

Maria Socorro da Silva, Pedagoga, Coordenadora de Desenvolvimento Metodológico e Educacional, e uma das fundadoras da ACB. Do evento mais quatro pessoas da instituição participaram do evento, Maria Aparecida (Secretária - Diretoria), Maria Tereza (Conselho Fiscal), Jeová Oliveira (Conselho Fiscal) e Mário Gonçalves (Conselho Fiscal).

 

Fotos: -> Eliana Amorim, pernambucana, performacer, fotografa, arte-educadora e estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

mail: liliamorim79 @gmail.com

Confira mais fotos do evento:




-> Gonçalo Malta nasceu em Portugal na cidade de Coimbra onde se graduou em Comunicação Social. Em 2011 frequentou o Curso de Fotografia na Escola Oficina da Imagem no Porto. Atualmente vive em Recife - PE.

whatsApp +351914527128

mail: goncalomaltacarvalho@gmail.com

Confira mais fotos do evento:

Edição de texto e diagramação: Nelzilane Oliveira

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page