top of page

Encontro de monitores/as dos Programas de Cisternas



A ACB está executando no Cariri Leste e Oeste dois projetos de Cisternas de Placas, somados serão 14 municípios do Cariri Cearense, ao todo mil seiscentos e dezoito (1.618) famílias receberão até meados de março cisternas de 16 mil litros em seus domicílios.Ao longo de sua trajetória a ACB executa programas de cisternas, uma caminhada que em números já percorre cerca de quinze mil (15.000) tecnologias sociais (cisternas de placas, barreiros trincheira, bombas populares, cisternas calçadão, cisternas de enxurrada, cisterna chapéu do Padre Cícero, sistemas PAIS, entre outras). Tais projetos em sua grande maioria possuem como parte integrante as capacitações para as famílias envolvidas nos projetos.


As famílias devem participar de capacitações em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), que são realizadas nas comunidades de atuação do projeto. Geralmente ocorrem nas sedes das associações, igrejas, escolas e casas de beneficiários do projeto.


Essa semana foram realizados dois encontros com monitoras e monitores de GRH. Momento de alinhamento de informações sobre os projetos e troca de experiências. O momento contou com 18 participantes, entre homens e mulheres.


O primeiro encontro foi de reflexão à partir do documentário Histórias da Fome no Brasil, produzido pela MPC Filmes e dirigido por Camilo Tavares. O documentário mostra a cronologia da fome no Brasil, principalmente no semiárido. Em seguida foi realizado um estudo em grupo para debate com o resultado dos trabalhos.


As pessoas que foram chamadas para participar deste momento possuem alguma ligação com o campo, “para mim que sou filha de agricultores poder estar nas comunidades levando um pouco do que tenho aprendido é gratificante” relata Alanne Plácido, monitora de GRH e graduanda do curso de Agronomia da UFCA.


No segundo encontro foram acertados os detalhes na metodologia dos cursos, apresentados os dois projetos e suas trajetórias. O Coordenador Executivo Ricardo Borges apresentou os detalhes junto com a equipe dos projetos.







 

Confira mais fotos:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page