Cisternas P1MC

December 7, 2018

 Foto: Cisterna concluída no município de Tarrafas.

 

     Segue em andamento o Projeto P1MC/ASA, financiado pelo MDS, do Programa de Formação e Mobilização Social Um Milhão de Cisternas, executado na microrregião do Cariri pela ACB, envolvendo os municípios de Tarrafas (80), Assaré (80), Mauriti (120), Milagres (120), Pena Forte (81) e Brejo Santo (150).

 

 

     O Projeto tem por meta a construção de 631 cisternas de 16 mil litros, ou como chamamos na ASA,  a cisterna de "Primeira Água" para consumo humano, que neste termo de parceria foram inseridos dois itens novos, o filtro de barro e o sistema automático de descarte da primeira água da chuva, aumentando assim a segurança hídrica das famílias do Semiárido brasileiro.

 

 

 

 

 

     O município de Tarrafas já se encontra com as 80 implementações construídas, faltando a entrega dos filtros e a montagem do sistema de descarte. Em Assaré foi iniciado a construção da 80 cisternas. Mauriti, Pena Forte e Brejo Santo, passaram pelo processo de mobilização, cadastramento, seleção, e capacitação em GRH – Gestão dos Recursos Hídricos. Em Pena Forte, as famílias já realizaram a escavação do buraco da cisterna, sendo o próximo município  que receberá material de construção e os cisterneiros, seguido por Brejo Santo, Mauriti e Milagres, nesta ordem. A meta é que para em Março estejamos com todo processo concluído, e a esperança de que as cisternas recebam água da chuva para atravessar o próximo período de estiagem.   

 

 Fotos: Ricardo Vieira 

 

 

 

Please reload

Destaques

Intercâmbio entre instituições proporciona troca de saberes

October 1, 2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

June 7, 2019

December 7, 2018

December 5, 2018

Please reload

Arquivos