top of page

Criada Frente Parlamentar para garantir recursos ao Semiárido Brasileiro


Nesta última quarta-feira, dia 24 de abril, foi realizada em Brasília - DF o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido. O evento reuniu mais de 100 pessoas no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, incluindo deputados e senadores de partidos como PP, PT, PDT, PCdoB e PSB.


A Frente é presidida pelo Deputado Carlos Veras (PT- PE), Vice-Presidente Deputado Bira do Pindaré (PSB/MA), e como Secretário_Geral o Deputado Patrus Anananias (PT – MG). O objetivo principal desta Frente é debater ações legislativas e políticas públicas para a região semiárida. Bem como a importância de se destinar recursos no orçamento federal.


Entre os participantes presentes no auditório a ACB estava representada, Nelzilane Oliveira (Coordenadora de Desenvolvimento e Políticas Públicas e Comunicadora Popular da instituição). Sobre sua participação neste espaço ela pontua “foi um momento importante para o Semiárido brasileiro, espaço que exigirá comprometimento. Fortalece-nos enquanto sociedade civil e movimentos sociais o sentimento de que precisamos de unidade no que tange as ações de convivência com o Semiárido. Sabemos que não será fácil conseguir sensibilizar os demais parlamentares na elaboração do Plano Plurianual do país, inserindo as ações de convivência com o Semiárido”.


O povo do Semiárido sabe da importância das ações de convivência, estas permitiram muitas mudanças no cenário que habitam. Assim concluí Nelzilane Oliveira, “ações que ao longo desses últimos 15 anos mudaram o cenário de famílias que conseguiram conviver com a estiagem. Essa é a missão aprender a conviver e principalmente que a estocagem de alimentos e água garante a agricultura familiar e segurança alimentar no campo e na cidade”.

A mesa é composta por pessoas que em sua maioria conhecem bem a região semiárida, alguns são filhos do território, outros sabem das dificuldades que a região passou e no ritmo que segue certamente irá novamente reviver. Uma das falas que emocionaram os presentes no auditório foi da representante das famílias agricultoras do semiárido, a agricultora mineira e assentada da reforma agrária Elisângela Ribeiro Aquino. “Eu sozinha não posso fazer nada, mas somos muitos e a gente tem apoio importante. Acreditamos em momentos como esse. Podemos ser massacrados, mas povo que tem história é povo vivo e é capaz de quebrar qualquer coisa que venha atrás da gente”, diz ela.

Confira a matéria no site da ASA:

https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10870

Fotos:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page