top of page

Juventude de projeto Quintais Produtivos participa de intercâmbio

Na última quinta-feira dia 14/11, quatro jovens do projeto Quintais Produtivos, foram três jovens dos municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. Os jovens receberam a tecnologia social Reúso de Águas Cinzas, projeto gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará - SDA, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social - MDS atual Ministério da Cidadania.


O projeto foi concluído recentemente, a ideia partiu da equipe técnica do projeto. Esta ação não compõe a meta do projeto, porém a equipe achou de extrema importância para os jovens beneficiários do mesmo. Quem acompanhou a visita foi Franciêr Simião, Engenheiro Agronômo da ACB.


A visita foi no quintal produtivo do agricultor-feirante, Zé Abílio, na comunidade Oitis no município de Milagres. O quintal produtivo de Zé Abílio e família, possuí uma quantidade boa de tecnologias sociais. São cisternas, reúso de águas cinzas, barragem subterrânea, sistema PAIS e quintal produtivo.


O jovem Rafael Conrado Rodrigues, da comunidade Tabuleiro do município de Santana do Cariri - CE, nos fez um relato de sua experiência no intercâmbio.







Foto: Rafael Conrado


Segue o relato:

“Através da ACB, eu Rafael Conrado Rodrigues como jovem agricultor tive a possibilidade de conhecer seu Zé Abílio, um produtor rural de Milagres -CE, muito experiente que nos repassou conhecimentos que antes ainda não visava. A experiência nessa viagem me fez compreender a importância do jovem no campo, e como podemos utilizar o estudo para aprimorar mais a produção de fruta legumes e verduras.

Lá aprendi na prática o manejo no minhocário e no filtro das águas cinzas, como ter um melhor contato com as minhocas e o ponto correto do adubo (húmos), o modo inspirador de seu Zé e como ele ver tudo ao seu redor, desde o cultivo de diversas plantas tanto medicinais quanto alimentos que de tudo um pouco se produz diversidade, e que a organização de uma pequena área pode se ter uma grande produção, e com uma grande produção também haverá um bom lucro.

De certeza, a experiência dessa viagem foi de suma importância, acredito que também para todos que foram, me senti realizado em ver e vivenciar, cada momento, agradeço desde já a ACB por ter dado essa oportunidade a todos que participaram dessa viagem.”




Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page