top of page

Quintais Produtivos um refúgio para comunidades quilombolas no Cariri

Em meio as dificuldades que estamos passando por conta da pandemia ocasionada pelo COVID-19, muito tem-se falado em cuidar dos hábitos alimentares. Recentemente um projeto cujo público alvo são mulheres teve um resultado que hoje tem sido uma forma de reduzir as preocupações e angustias destas mulheres.

Foto: Quintal Produtivo de Francisca Ivanilda de Sousa, Município Salitre – CE, Localidade Lagoa dos Crioulos.

O projeto se chama Mulheres Quilombolas e Seus Quintais Produtivos, executado pela ACB, um convênio da Fundação Banco do Brasil (FBB) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a replicação de tecnologias sociais.

O projeto iniciou as atividades em junho, com muitos desafios, mas já colhe bons frutos. Foram seis comunidades em quatro municípios. Com três tecnologias sociais, a Cisterna Chapéu do Padre Cícero somado ao Quintal Produtivo e o Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar.

No quadro abaixo temos a quantidade tecnologias por comunidade.

O município de Salitre é acompanhado pela técnica em agropecuária Jaqueline Pessoa. As construções das cisternas e a construção da parte de alvenaria dos bioáguas foram concluídas no mês de dezembro. As 48 cisternas estão cheias, as chuvas este ano garantiram que todas tivessem a carga d’água total, são 52 mil litros de água.


Um dado importante é que cerca de 20 mulheres estão produzindo em seus Quintais Produtivos. Com esta paralisação em nossas atividades, por conta do Decreto Estadual, a técnica do projeto tem recebido fotos e depoimentos destas mulheres e suas famílias.


“Estou muito feliz com a cisterna que recebi no projeto. Nesses tempos de tensão sobre a pandemia do coronavírus, o meu quintal produtivo está sendo um lugar de refúgio para distrair as ideias” diz Aparecida Francisca Pereira Barros, mais conhecida como CIDA, Município Salitre – CE, Localidade Arapuca.

Foto: Aparecida.

“Essas imagens abaixo, feitas por Aparecida, foi para mostrar que nesse dia ela colheu as verduras para uma salada completa para alimentar a família na hora do almoço. Uma boa diversidade de hortaliças ricas em vitaminas e sais minerais”, relata a técnica Jaqueline Pessoa.


Outra agricultora enviou um vídeo e foto de seu Quintal Produtivo, que além de ter sido beneficiada com a Cisterna Chapéu de Padre Cícero também recebeu um Sistema de Reúso de Águas Cinzas (Projeto executado pela ACB, contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA). “Quero agradecer a ACB pelo trabalho das equipes, estou muito satisfeita com meu Quintal Produtivo” Jenilda Maria de Sousa, Munícipio Salitre – CE, Localidade Serra dos Chagas.

Quintal Produtivo de Jenilda Maria de Sousa, Munícipio Salitre – CE, Localidade Serra dos Chagas.


“Este projeto tem sido de muita importância para estas mulheres. Quando pude conhecer de perto a realidade das comunidades quilombolas foi que pude perceber o quanto essas comunidades são carentes de assistência. Daí quando pude ter certa abertura para ajudar de alguma forma na busca de diminuir os custos para a produção de alimentos já percebi o quanto este projeto tem sido importante” afirma Jaqueline Pessoa.



O projeto está com suas atividades paralisadas devido a pandemia do Coronavírus, o estado do Ceará por meio do Decreto Estadual Nº 33.519 que limita nossa atuação coletiva institucional. "Para nós que estamos acompanhando o projeto, principalmente as técnicas Nágila e Jaqueline, é uma alegria muito grande a quantidade de mensagem que recebemos das mulheres do projeto. Mesmo com esse momento de paralisação algumas ferramentas como o WhatsApp tem permitido dialogar com essas famílias, e diariamente ver suas alegrias nas fotos enviadas cheias de carinho", relata a Coordenadora do Projeto, Nelzilane Oliveira (Diretora de Comunicação da ACB).







Confira as fotos enviadas pelas agricultoras:














Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page