INTERCÂMBIO OLHO D’ÁGUA CINZA

Texto: Nelzilane Oliveira


No dia 28/04 é comemorado o Dia Internacional da Caatinga, importe bioma brasileiro. Foi neste dia que a ACB realizou uma visita de intercâmbio na comunidade Minguiriba, no município do Crato – CE para apresentar a tecnologia social Olho D’água Cinza. A tecnologia foi instalada na casa do casal Maria Socorro e Batista que são associados e também fundadores da ACB, Batista é atualmente Presidente da ACB.

A tecnologia foi instalada por técnicos e técnicas da ACB e será replicada no projeto Ações e Implementação de Tecnologias Inovadoras na Melhoria da Cadeia Produtiva da ovinocaprinocultura, apicultura E mandiocultura. Gestado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI), administrado pelo Banco do Nordeste (BNB).

O território do projeto abrange os municípios de Araripina, Exu, Bodocó e Ipubi (PE). O projeto é em parceria com o Instituto Federal do Cariri campus Crato – CE. A equipe do projeto é formada por Ery Claudio – Coordenação, Francisco Gauberto – Coordenação Adjunta, Evandro Santos – Técnico de Campo, Gessyca Maria – Consultora especializada Médica Veterinária, 01 estagiário/a Técnico (a) em agropecuária (esteja cursando o último ano do curso no IFCE/Crato) e 01 estagiário/a graduado(a) em Zootecnia do IFECE/Crato.


O coordenador do projeto nos fala deste do intercâmbio “Foi uma experiência bastante produtiva, proporcionar para os agricultores o conhecimento das práticas na tecnologia Olho D'água Cinza, que fortalece as nossas ações de implantação do projeto no sertão do Araripe Pernambucano., E ao mesmo tempo ter a oportunidade de estar em um mesmo espaço os técnicos da ACB, agricultores (as) e professores do IFCE campos Crato, o que torna o evento bem mais rico com a troca de conhecimento”, diz Ery Claudio.


Entre as representações presentes no intercâmbio foram agricultores e representante das associações comunitárias de Araripina, Coordenação do PRODETER sertão do Araripe Pernambuco, Secretária de agricultura de desenvolvimento Rural e associativismo de Araripina, Coordenação de Extensão e professores do IFCE campos Crato, Técnicos da ACB e Bolsista do programa Residentes IFCE/ACB.


A tecnologia Olho D'água Cinza está sendo trabalho de pesquisa de doutorado de um dos associados da ACB, Francier Simião que apresentou a tecnologia junto da equipe técnica do projeto.


Confira mais fotos:

Fotos: Ery Claudio.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos