top of page
p1mc_marcaweb.jpg

Objetivos e justificativa

 

Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)

O programa foi desenvolvido pela rede ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), em meados dos anos 2000. Teve como visão atender uma necessidade básica da população do campo na região Semiárida, de consumir água para o consumo humano. Garantir água de qualidade é o principal objetivo do programa. 

Através do armazenamento da água da chuva em cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa, as famílias que vivem na zona rural dos municípios do Semiárido passam a ter água potável a alguns passos. Não se faz mais necessário o sacrifício do deslocamento de quilômetros para buscar água para fazer um café, cozinhar e beber.

 

DSCN5345.JPG

O que é ASA?

 

A ASA é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc.

Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).

 

Conheça mais em:

http://www.asabrasil.org.br/sobre-nos/historia

Metas do Projeto

 

631 Cisternas de 16.000 litros.

Municípios:

Milagres (120), Mauriti (120), Brejo Santo (150), Penaforte (81), Tarrafas (80) e Assaré (80).

Período de execução: 

Agosto 2018 à Março 2019.

 

 

 

Equipe

 

 

Ricardo Vieira - Coordenador

Samara Peixoto - Gerente Financeira

Ronaldo Pereira - Técnico de Campo

Marcelo Cartaxo - Técnico de Campo

 

 

 

Parceiros

 

ASA Brasil, , Associações Comunitárias, Poder público.

bottom of page