top of page
Horizontal sem slogan - COM FIO.png
Bndes-logo-1.jpg

Objetivos e justificativa

 

A ACB assinou um convênio no mês de maio com a Fundação Banco do Brasil e Banco (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a replicação de tecnologias sociais. O projeto se chama Mulheres Quilombolas e Seus Quintais Produtivos, cujo publico alvo são mulheres, com total de 100 participantes.  As comunidades trabalhadas são: Lagoa dos Crioulos, Arapuca e Serra dos Chagas – Salitre/CE; Carcará – Potengi/CE; Arruda – Araripe/CE; Souza – Porteiras/CE.

 

As tecnologias sociais escolhidas pela ACB para serem replicadas foram a Cisterna Chapéu do Padre Cícero tecnologia social certificada pela FBB no ano de 2013, uma adaptação da cisterna de calçadão feita pela equipe técnica da ACB. A outra tecnologia social é o Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar, certificada em 2017 pela FBB, o sistema foi adaptado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional | AVSI Brasil.

 

As mulheres serão atendidas nas respectivas comunidades do projeto com a instalação de 70 Cisterna Chapéu do Padre Cícero + 70 Quintais Produtivos, 25 Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar. O projeto também conta com capacitações que irão contribuir no cuidado e utilização das tecnologias sociais.

IMG_9784.JPG

O que está em andamento?

 

Equipe

 

 

Nelzilane Oliveira - Coordenadora

Jaqueline Pessoa - Técnica em Agropecuária

Nágila Batista - Técnica em Agropecuária

Brígida Tavares - Gerente Administrativo

Alexssandra Salvador - Educadora Popular

Nadine Macena - Educadora Popular

 

 

 

O projeto iniciou suas atividades no mês de julho com a apresentação do projeto nas comunidades realizado pela equipe técnica do projeto, a Coordenadora – Nelzilane Oliveira e Técnicas em Agropecuária -  Jaqueline Pessoa e Nágila Batista.

 

Logo após foram realizados os diagnósticos nas propriedades das beneficiárias, nesta importante etapa as técnicas do projeto visitaram as casas e os quintais para certificar-se qual seria a tecnologia social a ser instalada na casa das participantes do projeto.

As primeiras capacitações foram realizadas entre os meses de junho e julho, todas as beneficiárias foram capacitadas. As capacitações foram: Gerenciamento e Utilização dor Recursos Hídricos, Gênero e Identidade. Tiveram como monitoras as educadoras populares Alexsandra Salvador e Nadine Macena.

As escavações das 70 cisternas foram concluídas, em seguida será realizada a capacitação dos pedreiros cisterneiros e a construção das mesmas. 

bottom of page