
O que fazemos
A Associação Cristã de Base – ACB auxilia trabalhadores rurais apresentando técnicas e criando tecnologias que ajudam os agricultores a terem melhor produção e convívio com o semiárido. Além disso, a entidade foi pioneira no debate e na implementação dos sistemas agroflorestais. A ACB é referência na difusão da técnica das agroflorestas, construindo junto com os as famílias rurais, ações sustentáveis de combate a desertificação do solo no semiárido brasileiro. Além disso, a entidade presta assessoria às órgãos sindicais e comunitárias da região do Cariri cearense, fortalecendo a capacidade de organização e articulação da população excluída. Lutando também, por uma sociedade igualitária, justiça social e direitos sociais.

Nossa História
A Associação Cristã de Base (ACB) foi fundada em 04 de julho de 1982, com a missão de contribuir para que a população mais pobre adquirisse meios e conhecimentos que a torne capaz de construir o seu próprio desenvolvimento sustentável.
As ações da ACB, nos anos 80 foram voltadas para o processo organizativo das comunidades, orientando na criação, elaboração e acompanhamento de associações e projetos. Além disso, a ACB teve forte participação nos movimentos sociais sendo nas manifestações ou ocupações.
Já no início dos anos 90, a ACB iniciou suas primeiras parcerias com órgãos internacionais e começou a trabalhar com tecnologias sociais que auxiliavam os trabalhadores, como nas primeiras casas de sementes e captadores de água. Além disso, iniciou o trabalho de formação de gênero e juventude.
Em 1999 a ACB participa da criação do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação que até hoje desenvolve um espaço de discussão e proposição de políticas públicas e questionamentos na Região do Cariri. O Fórum hoje é responsável pela articulação, discussão de diversas entidades, além de ser participante do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.
Nos anos 2000, a ACB começou uma intensa participação nos conselhos e fóruns ambientais e sociais, também desenvolveu projetos para auxiliar a segurança hídrica e alimentar. Além disso, a entidade fez intensa pesquisa de mercado e produtos até que em 2003 criou a Feira de Produtos Agroecológicos. A feira funciona todas sexta-feira na sua sede, contando com a participação de 18 feirantes, entre homens e mulheres, que vendem seus produtos produzidos pelos próprios agricultores.
Em Outubro de 2013 a ACB recebeu o prêmio Certificação de Tecnologia Social 2013 pela criação da Cisterna Chapéu de Padre Cícero. O prêmio foi entregue através da Fundação Banco do Brasil que premia as melhores tecnologias sociais do País.
Missão:
“Contribuir com as comunidades no exercício da cidadania para a convivência com o semiárido”
Fundadores e Fundadoras

A ACB surge deste grupo herdeiro de lutas camponesas, que congregou filhos/as de campones/as e de pessoas comprometidas com a Reforma Agrária e um sociedade justa e igualitária.
Ao longo dessa trajetória de luta, com muitas conquistas e muita coragem atualmente contamos com a determinação de alguns fundadores e fundadoras que permanecem engajados na instituição sempre que solicitados/as. Destes, quatro ainda nos oferecendo sua fonte de sabedoria, um deles Jeová de Oliveira é membro do Conselho Fiscal da instituição. Fazem parte do nosso quadro de associados e associadas.

Maria Socorro Silva
_edited.jpg)
Francisco de Assis Batista

Alda Ferreira Andrade
Estrutura Organizacional
Comitê Gestor
_edited.jpg)
Francisco de Assis Batista
Presidente

Brígida Morais Tavares
Diretora Financeira

Zilvania Maria do Nascimento
Diretor Administrativo

Jose Aldemy
Diretora de Projetos e Captação de Recursos

Nelzilane Pereira de Oliveira
Diretora de Comunicação
Conselho Fiscal

Paulo Ricardo
1º Titular

Damiana Vicente
2ª Titular
Ricardo Vieira
3º Titular

Samira Batista
Suplente

Equipe Técnica

Ery Claudio
Coordenador de Projeto
Evandro Santos
Técnico em Agropecuária
