top of page

Projetos

​Ao longo dos 32 anos de existência, a ACB desenvolve diversos projetos junto as comunidades rurais. Em 1989, foi realizada uma avaliação que resultou na primeira mudança de seu estatuto.  A entidade se transformou em assessoria e passou a executar vários projetos na região do Cariri, em parceria com entidades internacionais e nacionais. As principais áreas de atuação foram o fortalecimento das organizações, elaboração e assessoria a projetos nas áreas de geração de renda, agricultura alternativa, iluminação pública, acesso a água, dentre outras.

 

Em 1996, a ACB contou com o apoio da organização belga Broederlijk Delen, que por nove anos financiou suas ações através do projeto de “Desenvolvimento e Promoção Humana e Capacitação Integrada”. Ao longo destes 32 anos foi apoiada, também, por entidades financiadoras como a norte-americana Inter-American Foundation (IAF) com o projeto de tecnologias alternativas; Serviço de Cooperação Técnica Alemã (DED) que garantiu o financiamento de um técnico durante nove anos.

 

A ACB executou durante nove anos o projeto Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), do Governo Federal e o Programa de Ação de Convivência com a Seca (PACS), do Governo do Estado do Ceará na região. Nestes dois programas, a ACB atingiu a marca de 8.025 cisternas instaladas. Neste período, a ACB iniciou o trabalho com Agroflorestação com excelentes resultados, além da experimentação inicial das cisternas de placa.

 

Apoiada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolveu em 2004 o projeto “Uso da Agroflorestação na Recuperação de Solos e Matas Ciliares” em dois distritos do Crato: Monte Alverne e Santa Fé, com duração de vinte e oito meses (abril/2004 a março/2007). O projeto tinha como principal objetivo contribuir para a melhoria das condições sócio-ambientais das comunidades envolvidas, implantando o sistema agroflorestal com vista à recuperação gradativa da mata ciliar e a recuperação dos solos degradados.

 

 

O projeto foi avaliado e reeditado, e em janeiro de 2008 iniciaram-se as atividades da segunda edição: “Agroflorestação Recuperando Ambientes” também desenvolvido em dois Distritos do Crato: Ponta da Serra e Campo Alegre, de Janeiro de 2008 a Março de 2010. No final do projeto foi lançada uma cartilha mostrando a metodologia de trabalho do projeto e um livro apresentando as experiências e atividades trabalhadas nas duas edições.

 

Em parceria com a Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), trabalhou vários cursos na região e no estado do Ceará capacitando os trabalhadores e trabalhadoras rurais no campo do desenvolvimento rural sustentável. Realizou uma parceria com o INCRA/SEBRAE/FETRAECE que garantiu assessoria técnica, social e ambiental em cinco assentamentos da Reforma Agrária no Ceará.

Entre os anos de 2015 e 2016 foi executado o Projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri com patrocínio da Petrobras

Entre os anos de 2016 e 2017 os projetos executados foram: Programa Uma Terra Duas Águas em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA; Quintais Produtivos patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará.  

Atualmente, a instituição executa o Projeto de Cisternas Paulo Freire, financiado pelo FIDA e SDA>

 

bottom of page