top of page
Horizontal sem slogan - COM FIO.png

Projeto Agroecologia do Cariri

 

plantando_agroecologia_no_cariri_zil.jpe

A ACB inicia no mês de fevereiro o Projeto Plantando Agroecologia no Cariri, um convênio com a Fundação Banco do Brasil, o projeto tem duração de dezoito meses. Tendo como território as comunidades Brejinho, Engenho da Serra, Riacho Fundo no município de Crato e comunidade Gostoso no município de Nova Olinda. As ações serão desenvolvidas em sua maioria pelas mulheres cuja participação será de 80% nas atividades do projeto.

 

O Objetivo do projeto é Promover a inclusão de agricultores/as familiares na produção agroecológica, através do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS. Serão implantados 50 sistemas PAIS, estas famílias trabalharão em seus quintais produtivos acompanhadas pela equipe do projeto. As ações desenvolvidas no projeto.

 

O que está em andamento?

 

Equipe

 

 

Ricardo Vieira - Coordenador

Ery Claúdio - Técnico em Agropecuária

Brígida Tavares - Gerente Administrativo

Nelzilane Oliveira - Comunicadora Popular

 

 

 

As primeiras ações do projeto já foram realizadas, o primeiro contato foi através do Grupo de Agricultores Familiares dos Sítios Brejinho e Engenho da Serra e do STTR Crato. Foram realizados os pré-cadastros, em seguida as visitas nas casas das famílias.

Além dos cadastros já confirmados semana passada, dia 19/02, foi realizada a apresentação oficial do projeto. Onde se reuniram todas e todos beneficiárias/os e parceiros/as do projeto. Contamos com a participação da Presidenta do STTR Crato, Celiane David, que se prontificou em ajudar no que fosse possível. Outra participação importante foi da Coordenação do FETRACE Regional Cariri,  Franci Oliveira e Joathan Magalhães.

O que é um Sistema PAIS?

O sistema PAIS integra um conjunto de técnicas sustentáveis adaptáveis nas zonas rurais cuja realidades são semelhantes. No caso do projeto Plantando Agroecologia no Cariri se assemelha na proporção de área de cultivos das famílias beneficiárias, a grande maioria é em média 01 tarefa (0,3 há) por família. 

01.JPG

Foto: Zilvânia Oliveira

Saiba mais detalhes no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

 

Confira no site: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/pais-producao-agroecologica-integrada-e-sustentavel 

Foto: Acervo da ACB

bottom of page