A Associação Cristã de Base – ACB auxilia trabalhadores rurais apresentando técnicas e criando tecnologias que ajudam os agricultores a terem melhor produção e convívio com o semiárido. Além disso, a entidade foi pioneira no debate e na implementação dos sistemas agroflorestais. A ACB é referência na difusão da técnica das agroflorestas, construindo junto com os as famílias rurais, ações sustentáveis de combate a desertificação do solo no semiárido brasileiro. Além disso, a entidade presta assessoria às órgãos sindicais e comunitárias da região do Cariri cearense, fortalecendo a capacidade de organização e articulação da população excluída. Lutando também, por uma sociedade igualitária, justiça social e direitos sociais.  

O que fazemos

Nossa História

A Associação Cristã de Base (ACB) foi fundada em 04 de julho de 1982, com a missão de contribuir para que a população mais pobre adquirisse meios e conhecimentos que a torne capaz de construir o seu próprio desenvolvimento sustentável.

 

As ações da ACB, nos anos 80 foram voltadas para o processo organizativo das comunidades, orientando na criação, elaboração e acompanhamento de associações e projetos. Além disso, a ACB teve forte participação nos movimentos sociais sendo nas manifestações ou ocupações.

 

Já no início dos anos 90, a ACB iniciou suas primeiras parcerias com órgãos internacionais e começou a trabalhar com tecnologias sociais que auxiliavam os trabalhadores, como nas primeiras casas de sementes e captadores de água. Além disso, iniciou o trabalho de formação de gênero e juventude.

 

Em 1999 a ACB participa da criação do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação que até hoje desenvolve um espaço de discussão e proposição de políticas públicas e questionamentos na Região do Cariri. O Fórum hoje é responsável pela articulação, discussão de diversas entidades, além de ser participante do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.

 

Nos anos 2000, a ACB começou uma intensa participação nos conselhos e fóruns ambientais e sociais, também desenvolveu projetos para auxiliar a segurança hídrica e alimentar. Além disso, a entidade fez intensa pesquisa de mercado e produtos até que em 2003 criou a Feira de Produtos Agroecológicos.  A feira funciona todas sexta-feira na sua sede, contando com a participação de 18 feirantes, entre homens e mulheres, que vendem seus produtos produzidos pelos próprios agricultores.

 

Em Outubro de 2013 a ACB recebeu o prêmio Certificação de Tecnologia Social 2013 pela criação da Cisterna Chapéu de Padre Cícero. O prêmio foi entregue através da Fundação Banco do Brasil que premia as melhores tecnologias sociais do País.

Missão:

“Contribuir com as comunidades no exercício da cidadania para a convivência com o semiárido”

Equipe

Diretoria

Colegiado

Conselho Fiscal

Equipe Técnica

Zilvania Oliveira - Auxiliar Administrativo

Entre em contato:
(88) 3521-3005

Encontre-nos:

Rua dos Cariris, 61 - Crato,CE

Hayllene Nascimento – Gerente Financeiro