top of page

UMA TERRA E DUAS ÁGUAS SEGUE BENEFICIANDO AS COMUNIDADES RURAIS DO CARIRI


Dando continuidade ao Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido no Cariri, a ASA Articulação do Semiárido em parceria com a Associação Cristã de Base acaba de concluir a fase de capacitação das comissões executivas municipais do Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2.


A ação foi finalizada com sucesso e a próxima etapa será a mobilização por meio dos cadastramentos das famílias. O trabalho de orientação é realizado junto as associações, movimentos pastorais, sindicatos e demais representações destas equipes visando integrar a participação voluntária e coletiva da comunidade. Após estas iniciações serão ainda realizadas as etapas de formação continuada de mão de obra e a capacitação das famílias em Gestão de Recursos Hídricos.


Quatro municípios estão sendo beneficiados com as ações do P1 +2 na região, Crato, Santana do Cariri, Abaiara e Aurora. Estas cidades devem receber num prazo de cinco meses um total de 242 implementações do programa. O que inclui a construção de cisternas calçadão e de enxurrada , barragens subterrâneas, tanques de pedra,barraginhas e barreiro trincheira.


Um destas implementações, a cisterna calçadão é adaptada para a roça com capacidade de armazenar 52 mil litros. Com ela se pode garantir água para irrigar pequenas áreas e para o cosumo animal. Outra medida eficiente deste conjunto é a bomba d’água popular,que permite a escavação de poços com profundidade de 40 m e capacidade de bombeamento de 1.000 litros/hora. O que representa 43 litros por pessoa/dia, para um povoado de 56 famílias ou 280 pessoas.


Os benefícios do programa são destinados as famílias com acesso à água para consumo humano, ou seja, aquelas que já tem primeira água e são atendidas pelo P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) também famílias que possuem: mulheres chefes do lar, crianças de 0 a 6 anos de idade, e adolescentes frequentando a escola,adultos com idade igual ou superior a 65 anos e portadores de necessidades especiais. Além de corresponder a boa parte deste quesitos é necessário comprovar o caráter produtivo da propriedade.


O objetivo do P1+ 2 é fornecer para as famílias terra para produção e água, a potável para o consumo e aquela destinada para a produção de alimentos. Desta forma o programa contribui para a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro, promovendo a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras.Tudo isso através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água.


Tags:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page