top of page

Publicação da Cartilha Olho D'água Cinza

Um Passo Rumo à Sustentabilidade no Semiárido

Por Nelzilane Oliveira


O semiárido é uma região de grande beleza natural e ao mesmo tempo um desafio constante para as comunidades que nele habitam. Com um clima marcado pela irregularidade das chuvas e uma forte escassez de água, seu povo sofre com a busca constante por soluções que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.


Neste cenário desafiador, surge a publicação da cartilha 'Tecnologia Social Olho D'água Cinza', uma iniciativa que busca trazer inovação e esperança para essa região. Esta cartilha é um guia abrangente que oferece informações importantes sobre o aproveitamento de águas cinzas domiciliares na agricultura familiar, destacando a importância da conservação de recursos hídricos e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Damos mais um passo rumo a um futuro sustentável no semiárido brasileiro.


A cartilha apresenta um guia de como construir a tecnologia social Olho D’água Cinza, a mesma fez parte do Projeto Ações e implementação de tecnologias inovadoras na melhoria da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, apicultura e mandiocultura.

Imagem divulgada nas redes sociais.


Esta cartilha é um guia abrangente que oferece informações detalhadas sobre a utilização e manutenção do sistema Olho D'água Cinza, uma tecnologia social inovadora que permite o reaproveitamento de águas cinzas domiciliares na agricultura familiar.


Com esta iniciativa, visamos contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, promovendo práticas relacionadas à segurança alimentar e à agroecologia.

Entre os tópicos abordados na cartilha, você encontrará:

  • Como surgiu o Olho D’água Cinza

  • Componentes do sistema

  • Utilização e Manutenção dos componentes

O semiárido brasileiro tem um futuro repleto de possibilidades e, com a cartilha 'Olho D'água Cinza', estamos escrevendo essa história de sucesso. Vamos continuar aprendendo, inovando e crescendo juntos, em direção a um semiárido ainda mais sustentável e vibrante!


Não perca tempo! Acesse a cartilha completa agora mesmo clicando no link a seguir: https://www.acbcrato.org/cartilha. Aproveite esta oportunidade para aprender e implementar práticas sustentáveis ​​em seu quintal produtivo! Compartilhe essa notícia com seus amigos e familiares para que mais pessoas podem se beneficiar com essa tecnologia. Juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro mais sustentável.


Fique por dentro de nossas iniciativas e continue acompanhando nosso site e redes sociais para mais atualizações sobre nossa missão de promover a sustentabilidade no semiárido.

Juntos, estamos moldando um futuro mais sustentável para todos.


Informações sobre a Cartilha

Organização e autoria Francisco Gauberto Barros dos Santos

Coordenação Adjunta do Projeto

Prof. IFCE - Campus Crato

Francier Simiãoda Silva Junior

Associado da ACB

Eng. Agrônomo


Revisão e edição de textos Ery Claudio Alves Ferreira Silva

Coordenador de projeto

Zilvania Maria Oliveira Nascimento

Diretora Administrativo

Nelzilane Pereira de Oliveira Diretora de Comunicação


Diagramação e edição Nelzilane Pereira Oliveira

Fotos Organizadores

Equipe do projeto Acervo ACB Mapa de localização do projeto Silvia Letícia Silvestre Martins

Bolsista do projeto

Esquema da tecnologia montada Ery Claudio Alves Ferreira Silva


Versão digital Crato, Ceará, Brasil 2023

Data da Publicação: 07/10/2023

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page