top of page

JOVENS FAMILIARES PRODUZINDO NO CARIRI: COMUNIDADE CHICO GOMES SEDIA CAPACITAÇAO EM TURISMO RURAL


O projeto pioneiro quer implementar o turismo rural na cidade do Crato

Aconteceu nos dias 22 e 23, na comunidade Chico Gomes, em Crato, o curso de Turismo Rural promovido pela Associação Cristã de Base e patrocinado pela Petrobras por meio do projeto Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

O Curso de Turismo Rural faz parte das atividades do projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri e tem o intuito de capacitar a população do Chico Gomes para a construção de um projeto turístico na comunidade. Assim, a ideia é despertar a identidade do lugar para que os participantes percebam os desafios e as potencialidades locais.

Segundo a monitora do curso, Cícera Oliveira, o turismo rural, se bem projetado, fortalece e estreita os laços da comunidade mas a vinda de um público que não compreende a proposta do projeto pode prejudicar o lugar. “Todos devem se conscientizar que isso é algo bastante sério e que a comunidade deve se preparar e construir um projeto sólido para encarar esse desafio”, esclarece a monitora.

Os dois dias foram marcados por muitos debates e a questão da identidade da comunidade foi um dos temas mais questionados. Força de vontade, a união e dedicação, os espaços naturais, as trilhas e fontes de água doce, a mandala, os terreiros que sediam a balada coco foram apontados como riquezas que podem ser exploradas.

“Nós aqui do Chico Gomes moramos em um lugar privilegiado, temos muita sorte em morarmos em uma área de preservação ambiental porque o Soldadinho do Araripe mora aqui e é mais um ponto pra gente. Queremos desenvolver um fluxo contínuo de turismo rural, preservando a Chapada do Araripe e criando uma forma de renda para as famílias. Não queremos a degradação da Chapada, o mal uso dos espaços visitados, a destruição ou a mudança dos espaços da comunidade”, fala Adriana Rodrigues.

O curso teve uma carga horaria de 16 horas e reuniu 20 pessoas na capela de São José, na comunidade do Chico Gomes.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page