Evento marca o encerramento do projeto "Jovens Familiares Produzindo no Cariri"

November 3, 2015

A Associação Cristã de Base (ACB) realizou, na manhã do último sábado (31), o encerramento do projeto “Jovens Familiares Produzindo no Cariri”. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Crato e contou  apresentações culturais de grupos de juventude das comunidades rurais atendidas pela entidade.

 

Iniciado em janeiro de 2014, o projeto “Jovens Familiares Produzindo no Cariri” veio para fomentar oportunidades aos jovens das comunidades rurais nos municípios de Crato, Milagres, Nova Olinda e Santana do Cariri. Ao todo, mais de 300 pessoas, adolescentes, adultos e idosos, foram envolvidos, desde as capacitações, com cursos e oficinas, até a instalação do sistema de Produção Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), pioneiro na região do Cariri.

 

Além disso, o projeto auxiliou na organização comunitária, através de cursos como de Economia Solidária e Associativismo. Foram 30 comunidades atendidas, produzindo alimentos sem uso de agrotóxico e com baixo consumo de água. Os produtos colhidos estão sendo comercializados em quatro feiras agroecológicas, três delas criadas a partir do projeto “Jovens Familiares Produzindo no Cariri”. Os resultados deste trabalho foram apresentados no evento de encerramento, através de painéis coordenados por agricultores e agricutoras. 

 

Durante o evento houveram três apresentações culturais.  Na primeira delas, a  dupla, Mateus e Lucas, meninos da comunidade de Brejinho, em Crato, que iniciaram cantando e tocando com objeto improvisados, como balde de plástico. Hoje, com o incentivo da ACB, as crianças receberam instrumentos, o triângulo e a zabumba, e compõem canções sobre a roça e faz paródias de forró tradicionais.

 

Outra apresentação aconteceu protagonizada pela Academia dos Cordelistas de Crato, representada por Josenir Lacerda, Luciano Carneiro e Mana de Oliveira. O trio apresentou dois dos cinco cordéis produzidos durante o projeto pelos agricultores e agricultoras, que foram elaborados durante as oficinas realizadas pelos artistas. 

 

Por fim, o grupo adolescentes e crianças do Assentamento 10 de Abril, em Crato, apresentou um espetáculo de teatro, "Raízes e Frutos do Caldeirão", que envolve música e dança. A peça conta a história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, além da ocupação dos moradores do assentamento, em 1991.

 

Confira imagens do evento: 

 

 

Please reload

Destaques

Intercâmbio entre instituições proporciona troca de saberes

October 1, 2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

June 7, 2019

Please reload

Arquivos