top of page

Cisternas nas Escolas - Encontro Territorial de Mobilização


Na cidade de Campos Sales localizada no Cariri Oeste Cearense acontece no dia 30/09 o Encontro Territorial de Mobilização do Projeto Cisternas nas Escolas é uma realização da ASA Brasil (Articulação Semiárido Brasileiro) executado pela ACB e tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.


O encontro foi realizado com a presença de representações dos municípios do Cariri Leste que receberão as cisternas, são eles: Assaré, Campos Sales e Salitre. Os participantes do encontro contamos com as representações diretores/as e coordenadores/as das escolas, líderes sindicais, presidentes de associações, representação de comunidade quilombola, secretários de educação e professores/as.


O projeto foi apresentado por Ricardo Vieira Técnico Pedagogo do Projeto. Ele faz um resgate da história da ASA, e apresenta como os programas surgiram bem com a importância das tecnologias sociais na transformação do cenário no semiárido brasileiro. Ricardo traz ao grupo como se dará o processo de capacitações e o público alvo destas. Serão dois momentos de capacitações, o GRHE - Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola, e as Oficinas de Educação Contextualizada.

O Coordenador do projeto Franciêr Simião traz ao participantes a parte mais pratica do projeto, como se dá a construção e participação da escola neste processo. Ele ressalta o tempo de execução do projeto que será curto e se faz necessário o engajamento de todos/as ali presente para que o termino do projeto seja em tempo hábil. Reforça os critérios de seleção das escolas, bem como a participação da escola nas capacitações do projeto que são partes importantes e necessárias.

No encontro foram tirados encaminhamentos e feita a agenda das próximas do atividades do projeto, e destas atividades a seguinte são os Encontros Comunitários que se iniciam nesta semana.

Confira as fotos do evento:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page