top of page

Oficina Hortas Urbanas Criativas

A Casa do Becco em parceria com a Associação Cristã de Base - ACB do Crato promoveram a Oficina de Hortas Urbanas Criativas, ministrada pelo técnico Ery Cláudio Alves. A ACB tem trabalhado ao longo de seus 34 anos de fundação em torno de atividades que incentivem o uso de alimentos saudáveis, tanto no campo como na cidade.

A oficina foi inserida na programação da Feira no Becco, a ação coletiva que a Casa do Becco recebe a Universidade Federal do Cariri - UFCA e Projeto Ciclos, em parceira com a Associação dos Empreendedores Criativos do Cariri. O evento conta com o apoio do DEMUTRAN Crato e Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, este apoio se dá em garantir o fechamento da rua para o evento.

As hortas urbanas são tendência no mundo todo, estas tendem em estimular o consumo de alimento saudáveis. No Cariri o Projeto Semear e Colher, realizado pela Rede Solo e Vida, tem desenvolvido hortas comunitárias e em residências no Crato e Juazeiro do Norte. O técnico em agropecuária Ery Cláudio acompanha as atividades desta rede, bem como do Projeto Mulheres na Chapada realizado pela ACB.


A parceria entre ACB e Casa do Becco foi pensado em integrar ações que vinculem o meio urbano e o rural. Aproximando e conscientizando a população sobre o cultivar seu próprio alimento, em salientar o riscos dos alimentos comercializados nos centros urbanos com alto teor de agrotóxicos.

A oficina foi divida em dois momentos, o facilitador Ery Claudio mostra através de slides a parte teórica e logo após inicia a prática em um dos espaços da Casa do Becco que receberá uma horta.

O público da oficina foi variado contando com pessoa de várias idades, para o estudante Francisco Henrique Bezerra Oliveira de 18 anos o mesmo é estagiário da Casa do Becco, secundarista do Curso em gestão cultural fala um pouco da experiência com a oficina. "A achei muito interessante tive vários ensinamentos novos, como o cuidado com as plantas que eu não tinha. Todo esse conhecimento tem a reforçar o cuidado com os alimentos e a importância de produzir seu próprio alimento."


Laudeci martins de 48 anos é professora do curso de economia da URCA fala de sua participação na oficina e o que a levou a participar "descobri a oficina na página da Casa do Becco, achei interessante a parceria com a ACB,porque a acb já conhecia na graduação em economia e seu trabalho com os agricultores familiares principalmente na minha cidade em Nova Olinda". Ela ainda ressalta a importância deste tipo de atividade e sua preocupação em poder transmitir esse conhecimento com seus filhos, ela inclusive levou seu filho Artur para a oficina.

Conheçam a Casa do Becco:

https://www.facebook.com/casadobecco/?fref=ts

As fotos da oficina:

Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page