top of page

Encontro de saberes na Chapada do Araripe.

4º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe

Na manhã do dia 25, uma quarta-feira, dia claro na Chapada do Araripe. Reuniram-se cerca de 80 agricultoras e agricultores do território da Chapada do Araripe; Ceará, Piuí e Pernambuco. Este evento foi idealizado pela Rede de Agricultores/as ExperimentadoreS/as do Araripe, realizado pelo ICMBio – APA Chapada do Araripe (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).


A mística de abertura cheia de boas energias chamanicas foi puxada pelo artista e educador popular João do Crato, que através de cânticos indígenas trouxeram elementos da natureza e boas energias aos participantes.


O evento foi realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Campus Crato, é o primeiro ano que este foi realizado no Ceará. As boas vindas e acolhida foram feitas por Zilcélio Alves, Secretário de Agricultura do Crato, este saudou o público do evento “Sejam bemvidos/as a nossa cidade do Crato, eu me sinto orgulhoso em estar aqui hoje primeiro porquê sou agricultor, estou desde o começo do ano como Secratário”.


O Prof. Doutor Sebastião Cavalcante, representado o curso de Engenharia em Agronomia da UFCA, também recepcionou os agricultores/as, em sua fala ele chama atenção do público participante “É uma enorme satisfação estar aqui com vocês, como vocês também tenho minha origem na agricultura familiar. Espero que a agricultura familiar tenha aprendido nesses últimos 14 anos, nosso semiárido é apropriado para a ageocologia e precisamos continuar nessa caminhada” afirma.


Os dois dias de programação entre Rodas de Conversa, Análise de Conjuntura, Intercâmbios e Feira de Saberes e Sabores. Em um dos intercâmbios visitamos as comunidade do Catolé, na cidade de Nova Olinda, na Associação de Agriculores e Casa de Farinha e a Cisterna Chápeu do Padre Cícero (tecnologia social adaptada por técnicos/as da ACB).















Seguindo no mesmo trajeto visitamos a experiência com um grupo de agricultores/as que trabalham com Meliponicultura, na comunidade do Zabelê. Fomos recepcionados por Francisco Batista mais conhecido pelo apelido de Kêra. A comunidade trabalha com abelhas nativas, as abelhas Canudo, cerca 30 colmeias, este trabalho foi acompanhado pela ACB e fortalecido recentemente com o projeto Jovens Familiares nos anos de 2014 à 2015, o grupo se despede de Kêra de baixo de lindo pequizeiro florido.
















À noite na Feira de Saberes e Sabores aconteceu no centro da cidade do Crato, na aconchegante Praça da Sé. Foi um momento festivo e alegre, com algumas apresentações culturais, como o Coco da Batateira e da Associação Cultural Capoeira Grupo Arte e Tradição de Barbalha. Em meio a festividade uma das agricultoras bem animadas é Cícera Alves, agricultora e feirante, que veio na comunidade Catolé, da cidade de Milagres. “Participei e participo sempre que sou convidada, é muito bom, são muitas coisas juntas e uma terapia. As feiras mudaram minha vida, não deixo de participar e nesses encontros aprendo muita coisa boa”, diz Cícera.


Confira mais fotos:





Destaques
Notícias Recentes
Arquivos
bottom of page